Mast comemora 30 anos com programação especial aberta ao público

Publicado em 08/03/2015 - 18:42 Por Paulo Virgílio - Repórter da Agência Brasil - Rio de Janeiro

O  Museu de Astronomia e Ciências Afins (Mast) completa 30 anos neste domingo (8) e, para comemorar a data, programou uma série de atividades abertas ao público durante o fim de semana. São várias atrações que permitem ao visitante aprender, de maneira divertida, os segredos da ciência, e que estimulam o pensamento e a criatividade. Um dos destaques da programação é a oficina Brincando com a ciência, que usa a interatividade para tratar de temas científicos. Com materiais normalmente disponíveis em casa, como garrafas PET, elásticos e tubos de caneta são construídos diversos experimentos.

Outra opção para o público é observar o Sol de forma segura, por meio de filtros e telescópios especiais. Dessa forma, é possível ver o maior astro do sistema solar com seu aspecto alaranjado e observar as manchas identificadas pela primeira vez, com uma luneta, pelo astrônomo italiano Galileu Galilei, no século 16. Ao anoitecer, o visitante também terá a chance de observar o céu, a Lua, os planetas e as estrelas, através de uma luneta centenária e de telescópios modernos.

O público também poderá conhecer as exposições do Mast, o segundo maior meteorito encontrado no Brasil e o conjunto arquitetônico do museu. Exemplo da arquitetura e da engenharia voltadas para a astronomia dos primórdios do século 20, o prédio-sede do Mast, no bairro de São Cristóvão, foi construído para abrigar o Observatório Nacional (ON), uma das mais antigas instituições científicas brasileiras, fundado em 1845.

Unidade de pesquisa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, o Mast foi criado no Rio de Janeiro no dia 8 de março de 1985. Sua origem remonta ao Grupo Memória da Astronomia, constituído no ON em 1982 e depois renomeado Projeto Memória da Astronomia no Brasil e Ciências Afins. Um ano após a criação do museu, em1986, o conjunto arquitetônico e paisagístico do Observatório Nacional foi tombado como patrimônio histórico e artístico nacional.

A instituição tem como missão ampliar o acesso da sociedade ao conhecimento científico e tecnológico. Além das atividades de divulgação da ciência, por meio de exposições, ciclos de palestras, observação do céu, visitas orientadas e várias outras, o museu reúne pesquisadores que fazem estudos em diversas áreas científicas.

A programação de aniversário é gratuita e com classificação livre. No sábado, o museu estará aberto das 14h às 20h e no domingo, das 14h às 18h. O Mast fica na Rua General Bruce, 586, em São Cristóvão, zona norte da cidade do Rio de Janeiro.

Amanhã (9), o aniversário do Mast será comemorado em uma solenidade que reunirá funcionários e colaboradores, além de ex-diretores do museu e representantes de instituições parceiras, como a Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UniRio), o Observatório Nacional e o Instituto Nacional de Matémática Pura Aplicada (Impa). Na ocasião, será cortado um bolo em homenagem aos 30 anos do Mast. O evento não será aberto ao público.

Nos dias 10 e 11, ainda como parte das comemorações, ocorrerá o seminário Mast 30 Anos - Circulação de Artefatos e Coleções de Ciência e Tecnologia. O encontro reunirá especialistas nos campos da história da ciência e da tecnologia, da museologia e da educação em ciências. O objetivo é realizar debates sobre trabalhos que incorporam em suas análises coleções e artefatos científicos.


Fonte: Mast comemora 30 anos com programação especial aberta ao público

Edição: Aécio Amado

Últimas notícias