Cinema brasileiro tem dois filmes premiados no Festival de Veneza

Publicado em 14/09/2015 - 18:25 Por Paulo Virgílio -Repórter da Agência Brasil - Rio de Janeiro


A participação brasileira na 72ª edição do Festival de Veneza, encerrado no último sábado (12), foi considerada bastante positiva pela  Agência Nacional do Cinema (Ancine), em nota divulgada hoje (14). O longa-metragem Boi Neon, de Gabriel Mascaro, ganhou o Prêmio Especial do Júri da mostra Horizonte, enquanto Mate-me por favor, da cineasta Anita Rocha da Silveira, recebeu o prêmio paralelo Bisatto D'oro, concedido ao elenco do  filme pela crítica independente italiana.

As duas produções são fruto dos editais de co-produção da Ancine, o primeiro com o Uruguai, em 2011, e o segundo com a Argentina, em 2013. Boi Neon, trama ambientada no Nordeste brasileiro sobre o drama particular de um vaqueiro e sua família, foi selecionado para o festival da cidade italiana pela curadora do evento, Violeta Bava. Ela esteve no Rio em maio, trazida pelo programa da Ancine Encontros com o Cinema Brasileiro, que busca o contato de curadores dos festivais internacionais com a recente produção nacional.

Boi Neon será exibido esta semana na 40ª edição do Festival Internacional de Cinema de Toronto, no Canadá, na programação da mostra competitiva Plataforma. Segundo a Ancine, o diretor artístico do festival, Cameron Bailey, admitiu, em entrevista à imprensa canadense, que o filme de Mascaro é um dos favoritos na edição do evento deste ano.

Agraciado com o prêmio dado às atrizes Julia Roliz, Dora Freind, Mariana Oliveira e Valentina Herzsage, Mate-me por favor é uma história que mistura drama e humor, tendo como pano de fundo uma série de assassinatos que despertam a imaginação de um grupo de jovens. O filme foi contemplado com duas linhas do Fundo Setorial do Audiovisual (FSA) e contou ainda, em sua produção, com recursos do Prêmio Adicional de Renda e do Programa Ancine de Incentivo à Qualidade.


 

Edição: Jorge Wamburg

Últimas notícias