Tempo estável garante início dos festejos pelos 514 anos de Angra dos Reis

Publicado em 05/01/2016 - 14:42 Por Alana Gandra - Repórter da Agência Brasil - Rio de Janeiro

Angra dos Reis

Tradicional folclore As Pastorinhas participará do aniversário de Angra dos ReisPrefeitura de Angra dos Reis/Divulgação

Com previsão de tempo estável para esta semana e estiagem, o município de Angra dos Reis, situado na Costa Verde fluminense, iniciou hoje (5), na Praça Zumbi dos Palmares, os festejos pelos seus 514 anos. Angra dos Reis é uma das cidades mais antigas do país. A região foi descoberta pelos portugueses em 6 de janeiro de 1502 e colonizada a partir de 1556. No município, está instalada a Central Nuclear Almirante Álvaro Alberto, onde funcionam as usinas nucleares Angra 1 e 2 e está sendo construída a Usina Angra 3.

De acordo com a Secretaria de Defesa Civil municipal,  após a vistoria, as sirenes foram desativadas nos bairros do Frade, Sertãozinho do Frade e Santa Rita do Bracuí, que apresentavam riscos de desabamento de casas devido à chuva. Em Parque Mambucaba, onde houve transbordamento do rio que banha a região, a situação já voltou ao normal e os moradores retornaram para suas casas. “A preocupação era com o acúmulo de chuva”, disse a secretaria, por meio da assessoria de imprensa.

Angra dos Reis

Luiz Ferrar será o artista principal da programação  na Praça ZumbiPrefeitura de Angra dos Reis/Divulgação

As comemorações se estenderão até o dia 10 de janeiro e envolvem ampla programação cultural e destaque para as tradições populares. Os festejos são coordenados pela Fundação Cultural de Angra dos Reis (Cultuar), com o apoio da Fundação de Turismo (TurisAngra).

Além da tradicional Folia de Reis, haverá apresentação teatral com a peça Viagem à Baia dos Reis, que narra a história do descobrimento de Angra dos Reis, além de 'shows' musicais e o resgate das Pastorinhas, disse o presidente da Cultuar, Délcio Bernardo. ”A festa será para toda a família”, salientou. A apresentação das Pastorinhas volta à cidade após 20 anos. Semelhante a um auto de Natal, o ato homenageia o nascimento do menino Jesus. Crianças e adolescentes formam o grupo e,  vestidos a caráter, cantam e dançam pelas ruas do município, informou a assessoria de imprensa da Fundação Cultuar.

Hoje, véspera do aniversário da cidade, ocorre um espetáculo que contagia os turistas, que é a saída dos grupos de folias de reis pelas ruas, entre os quais Folia de Reis Luz Divina, Folia de Reis Divino Esplendor, Folia de Reis Estrela Guia, Folia de Reis João Alves Filho e Folia de Reis Irmãos Moreira. Eles entoam cantatas e seguem em cortejo até o Palácio Raul Pompeia, sede do governo local, onde, à meia-noite, depois da queima de fogos que celebra o dia 6, haverá apresentação da Banda Jardim Sarmento. Um grande bolo será cortado na ocasião e distribuído à população.

Délcio Bernardo destacou que no dia 6, feriado municipal, quando haverá alvorada festiva pelas ruas do centro, hasteamento de bandeiras, com presença de autoridades, missa festiva e culto de ação de graças. A programação será encerrada no dia 10 de janeiro, com a tradicional corrida dos Santos Reis, cujas inscrições estão abertas no endereço www.angra.rj.gov.br.

Edição: Maria Claudia

Últimas notícias