Movimentos protestam por reabertura do Cine Olinda, fechado há mais de 35 anos
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Fachada do Cine Olinda, fechado há mais de 35 anos para reforma. Movimentos de audiovisual defendem a reabertura do espaço
Fechado há mais de 35 anos, o Cine Olinda, que leva o nome da cidade histórica de Pernambuco onde está localizado, voltou a receber hoje (5) uma mostra de filmes. A exibição, no entanto, teve que ser feita do lado de prédio, já que o espaço está fechado para reforma há décadas. A sessão de filmes na rua foi programada justamente para chamar a atenção para o problema, como um protesto.
“Essa reforma é mais velha que eu. Muitas pessoas nem sabem que isso é um cinema. Esperamos que com essa atividade ao lado do cinema as pessoas olhem para ele, saibam da sua existência e cobrem do Poder Público a conclusão da reforma e a abertura desse equipamento cultural”, disse integrante do movimento CineRua Karuna de Paula.
O Cine Olinda, que em 2016 completa 105 anos, foi fechado em 1965. De acordo com pesquisa feita pelo movimento CineRua, após o fechamento, o prédio teve vários fins – de armazém de açúcar a alojamento para desabrigados – até ser desapropriado em 1979. Em 1981, a primeira tentativa de reforma para devolver o cinema ao local não foi concluída.
O prédio é um exemplar da arquitetura Art Déco, típico das décadas de 1920 a 1940, e estava em ruínas até a restauração da estrutura entre 2003 e 2004. A Prefeitura de Olinda concluiu o serviço, mas argumentou na época que não havia recursos para montar o cinema e fazê-lo funcionar.
Quatro anos e uma tentativa frustrada depois, o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) assumiu o projeto, mas questões burocráticas prejudicaram o andamento dos trabalhos. A última notícia foi a suspensão do contrato com a empresa que ganhou a licitação para realizar o serviço, em março de 2016.
Em 2008, o Cine Olinda chegou a ser aberto para abrigar alguns eventos, como a Mostra de Cinema Sapo Cururu, e em 2011 foi um dos espaços da Casa Cor, mostra e arquitetura e design. A sala de exibição, no entanto, nunca ficou pronta, reduzindo ainda mais o número de cinemas de rua na região. E Olinda e Recife vários estabelecimentos do tipo já fecharam diante da competição com as grandes companhias exibidoras instaladas em shoppings.
Cinemas de rua
A valorização dos cinemas de rua é a bandeira do movimento CineRua. “A sociabilidade do cinema de rua é diferente do cinema de shopping. A relação de intimidade e de propriedade é diferente. Tomamos como exemplo o Cine São Luiz, o maior daqui [do Recife]. Tem um preço acessível e atrai pessoas que estão saindo do trabalho, marcam encontro com o namorado, estão esperando uma loja abrir ou encontrar uma pessoa. A ida ao cinema pode ser mais ocasional”, disse Karuna de Paula.
A ativista defendeu também a necessidade de espaços para exibição de produções independentes, sobretudo nacionais e pernambucanas, já que cinemas de shopping ocupam quase todas as suas salas com superproduções estrangeiras. “Pernambuco é um dos estados com maior produção atual, e de qualidade. É preciso escoar tudo isso, e os cinemas de rua tem essa característica. Exibem filmes que falam com o local, que problematizam a realidade.”
O CineRua, o movimento Ocupe o Cine Olinda e o Ponto de Cultura Cinema de Animação divulgaram e recolheram assinaturas para um manifesto que será entregue aos órgãos públicos responsáveis pelo cinema, como o Iphan e a Prefeitura de Olinda. “Reivindicamos o Cine Olinda não apenas como sala exibidora de cinema independente, dando vazão a uma importante produção ignorada pelo mercado, mas como um núcleo de formação, produção e exibição, um centro cultural capaz de abrigar pontos de cultura e outros núcleos aglutinadores da produção criativa”, diz um trecho do documento.
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Atividades pela reabertura do Cine Olinda incluíram exibição de curtas-metragens, feira de artesãos e música
No manifesto, os grupos pedem ainda que o Iphan e a prefeitura esclareçam publicamente a atual situação e a gestão do equipamento, “e que se coloque em discussão estratégias e soluções para que ele seja entregue à população ainda este ano”. O manifesto também pede a realização de uma audiência pública em até 30 dias, com participação do Ministério Público, para definir formas de ocupação e de reinício das obras, além da criação de um comitê de fiscalização para acompanhar as providências.
Filmes, música e feira
Na programação de hoje (5), estavam em cartaz curtas-metragens que tinham como tema o sítio histórico da cidade e o próprio Cine Olinda. Depois da exibição, os autores participaram de um debate. O encerramento ficou por conta da exibição especial de Noturno em Ré-cife Maior (1981), de Jomard Muniz de Brito, com trilha sonora ao vivo do músico e compositor Johann Brehmer.
Também houve projeções na fachada do prédio, uma feira de artesãos e música, que atraiu muitos moradores das redondezas. Na plateia, duas moradoras da comunidade da Praia dos Milagres levaram os filhos para assistir aos filmes. Uma delas, a empregada doméstica Maria da Conceição Albuquerque da Silva, 42, é personagem de um documentário exibido no local, Milagres, e gostaria de ver o filme dentro do Cine Olinda. “Ficava mais bom, né? Ficava mais bonito, mais legal pra gente assistir.”
A amiga Gilvaneide Araújo, 30, sabia que o prédio era um cinema, mas achava que o espaço estava abandonado. A dona de casa acredita que a comunidade poderia se beneficiar com o equipamento cultural. “Seria ótimo, principalmente pras crianças.”
Por anos, uma salinha de cinema foi montada no Clube Atlântico, ao lado do Cine Olinda, onde a artista plástica Maria Luísa Mendes Lins, 69, conhecida como Isa do Amparo, lembra de ter visto um festival de animação. Nascida na Bahia, ela mora há 35 anos no município – e quando chegou o Cine Olinda já estava fechado.
