Exposição de fotos aborda a Nova Rota da Seda na China

Publicado em 08/10/2016 - 10:15 Por Fernanda Cruz - Repórter da Agência Brasil - São Paulo

A exposição Nova Rota da Seda, Novos Sonhos, na capital paulista, traz 24 fotografias que visam mostrar mudanças culturais na China. As imagens foram doadas pelo jornal chinês Xinhua News e pelo consulado chinês para a Fundação Armando Alvares Penteado (FAAP), onde foi montada a mostra.

No início do século XIX, a Rota da Seda era vista como caminho comercial entre o Oriente e o Ocidente, especificamente entre Chang'an (atual Xi'an), na China, e a Síria. Além do comércio de seda, esse caminho teve importância histórica por promover intercâmbio cultural, artístico, científico e religioso. A nova Rota da Seda, por sua vez, é uma resposta à desaceleração da economia global. O caminho tem por objetivo reforçar a cooperação entre os países, ligando a China ao resto da Ásia e também à África e Europa.

Rota da seda marítima, ponto inicial Kiang Kehong (Agência Xinhua/Direitos Reservados)

Nova Rota da Seda: ponto inicial Kiang Kehong Agência Xinhua/Direitos Reservados

“A ideia da exposição é mostrar como a China, ao longo do tempo, tornou-se tão diversa. Ela é tão diversa que ela tem 56 etnias. Também mostra a questão da abertura da China ao mundo, o que tem a ver com o antigo conceito milenar da Rota da Seda, de comunicação entre os povos”, disse a diretora do Instituto Confúcio para Negócio FAAP, Lourdes Zilberberg.

O Instituto Confúcio para Negócios FAAP é a entidade que organiza a mostra, em parceria com a Agência Xinhua News e o consulado da China de São Paulo. A mostra fica em cartaz até 5 de novembro, no endereço Rua Alagoas, 903, Higienópolis.

* Colaborou Bruno Bocchini

Edição: Carolina Pimentel

Últimas notícias