Prêmio incentiva empreendedores culturais no Rio

Publicado em 21/08/2017 - 09:11 Por Alana Gandra - Repórter da Agência Brasil - Rio de Janeiro

A Secretaria Municipal de Cultura do Rio de Janeiro encerra no próximo dia 23 inscrições para o Prêmio Cultura + Diversidade, que vai apoiar 62 projetos de empreendedores culturais da capital fluminense. “Qualquer cidadão residente na cidade do Rio pode participar”, disse hoje (18) à Agência Brasil o responsável pela Comissão Carioca de Promoção Cultural (CCPC), Eduardo Nascimento, representante da prefeitura no Conselho Municipal de Cultura. Para concorrer ao prêmio, o interessado deve apresentar no ato de inscrição comprovante de residência, afirmou Nascimento. 

Esclareceu que ao contrário de outras iniciativas, que se destinam a empresas e microempreendedores individuais (MEI), o Prêmio Cultura + Diversidade privilegia a pessoa física, “mas também não exclui quem for se cadastrar como MEI ou como empresa”. A ideia, disse Eduardo Nascimento, é fazer 62 contratações, como premiação, para apresentações artísticas nos centros culturais do município.

Cada ação cultural selecionada receberá o valor de R$ 8 mil. No total, o Prêmio Cultura + Diversidade investirá R$ 496 mil. Ao longo do mês de setembro, serão divulgados os escolhidos. Após um período de agendamento nos centros culturais municipais, as apresentações terão início em outubro, estendendo-se até o início de 2018, informou Eduardo Nascimento. Com essa iniciativa, a secretaria visa incentivar o empreendedorismo cultural no município. “A gente tem feito todo um processo, nas nossas iniciativas, de capacitação e incentivo à profissionalização do empreendedor cultural.

Profissionalização

Para esse prêmio, foram feitas rodadas nos bairros de Sepetiba, Realengo, Jacarepaguá e Madureira, para capacitar os produtores, artistas e realizadores culturais a se prepararem para a iniciativa, orientados por um profissional da área de cultura. O objetivo é que esse reconhecimento impulsione as atividades artísticas em todos os territórios da cidade.

A grande novidade, acentuou Nascimento, vai ser quando os grupos de todos os territórios da cidade forem atração nos palcos dos principais centros culturais do município. “A gente quer que os artistas de toda a cidade possam apresentar suas atividades artísticas e culturais nos centros culturais”. Nascimento destacou a importância, por exemplo, de espetáculos de dança baseados nas quadrilhas das festas juninas ou nos rituais de religiosidade afro. “Nosso lema é mais diversidade. Nossa movimentação é para estimular os diversos e plurais agentes culturais do município. Que eles participem do prêmio e aproveitem isso para se capacitar e se profissionalizar para ser empreendedor cultural”.

O prêmio engloba 19 áreas artísticas que vão do folclore à multiplataforma tecnológica. Serão aceitas propostas de diferentes linguagens e áreas, como artes visuais, artesanato, audiovisual, bibliotecas, centros culturais, cinema, circo, dança, design, fotografia, folclore, literatura, moda, museus, música, multiplataforma, teatro, preservação e restauração do patrimônio natural, material e imaterial. Os projetos serão selecionados por uma comissão mista integrada por membros da secretaria e do Conselho Municipal de Cultura, que são representantes da sociedade civil. Para se inscrever, os interessados devem acessar o site da Secretaria Municipal de Cultura, no endereço http://www.rio.rj.gov.br/web/smc.

Edição: Valéria Aguiar

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Um membro do exército libanês é visto na área do porto, danificado após uma explosão em Beirute, Líbano, em 10 de agosto de 2020
Política

Bolsonaro nomeia integrantes de delegação brasileira que vai a Beirute

Entre os integrantes da delegação estão o ex-presidente Michel Temer, os senadores Nelson Trad Filho e Luiz Pastore, e o presidente da Fiesp, Paulo Skaf.

Londrina x Criciúma
Esportes

Empates fecham primeira rodada da Série C

Boa Esporte empatou em 2 a 2 com Volta Redonda, e Londrina (Paraná) também ficou na igualdade, mas sem gols, com o Criciúma.

Rio de Janeiro - O ex-secretário municipal de Obras Alexandre Pinto é preso preventivamente pela Polícia Federal na Operação Rio 40 Graus (Tânia Rêgo/Agência Brasil)
Justiça

Rio: ex-secretário municipal de obras é condenado a 23 anos de prisão

Alexandre Pinto foi condenado a 23 anos de prisão por fraudes na licitação da obra da Transcarioca, via construída para Copa do Mundo 2014 e Olimpíadas 2016.

Fiocruz inaugura Unidade de Apoio ao Diagnóstico da Covid-19 no Rio
Saúde

Anvisa autoriza mudanças em teste da vacina de Oxford

Alteração permite a aplicação de uma dose de reforço, totalizando duas doses em vez de uma, como originalmente proposto. Medida é devida a estudos que mostram mais eficácia.

Higienização da bola antes do retorno do da Copa do Nordeste, após paralisação por conta da covid-19
Esportes

CBF anuncia novo protocolo de testes para coronavírus

Mudança acontece após primeira rodada do Brasileiro, na qual a partida entre São Paulo e Goiás foi adiada um pouco antes do início por conta de casos de coronavírus no elenco do Esmeraldino.

Fiocruz inaugura Unidade de Apoio ao Diagnóstico da Covid-19 no Rio
Saúde

Rio registra 28 mortes e 1.166 novos casos de covid-19 em um dia

Estado acumula mais de 180 mil casos da doença e mais de 14.108 mil mortes. São 28.909 pessoas pessoas internadas por covid-19, sendo que 11.494 em UTI.