História Hoje: Le Corbusier morria há 50 anos como ícone da arquitetura

Published on 27/08/2015 - 07:30 By Apresentação Carmen Lúcia - Brasília

Há 50 anos morreu Le Corbusier – um dos principais precursores da arquitetura moderna. Sua obra contribuiu para a formação do modernismo brasileiro. Ele ficou famoso por trabalhar com o concreto, rompendo a tradição da pedra e do tijolo.

 

Le Corbusier nasceu nos Alpes da Suíça francesa no dia 6 de outubro de 1887. O nome verdadeiro era Charles Édouard Jeanneret. Aos 13 anos entrou para a escola de arte. Aos 20, Le Corbusier realizou uma série de viagens pela Europa Central e pelo Mediterrâneo, incluindo no roteiro cidades como Viena, Munique e Paris. Uma jornada essencial na carreira de Corbusier, principalmente, pela oportunidade de estagiar com Auguste Perret, o pioneiro do concreto armado.

 

Em 1917 passou a viver em Paris. Três anos mais tarde defendeu o purismo na arquitetura em publicações como a revista O Espírito Novo e o livro Em Direção a Uma Arquitetura. No livro, ele definiu as bases do movimento moderno de características funcionalistas.

 

Le Corbusier e o pintor Ozenfant eram os donos da revista O Espírito Novo com a participação de importantes intelectuais. A partir daí, se tornou conhecido entre a vanguarda parisiense. Essa notoriedade contribuiu na realização dos primeiros projetos.

 

Durante viagem à América do Sul, em 1929, Le Corbusier ficou extasiado com a visão das montanhas do Rio de Janeiro e também pela forma sinuosa dos rios quando voou na primeira linha comercial entre Assunção, no Paraguai, e São Paulo, no Brasil.

 

De 1945 a 1949 foi consultor para a reconstrução de cidades destruídas. Durante esse período, junto com Oscar Niemeyer, participou dos estudos para edificação da sede ONU, em Nova Iorque. O arquiteto urbanista Le Corbusier, um dos expoentes da arquitetura moderna, teve um ataque cardíaco e morreu quando nadava numa praia na Riviera Francesa. Ele estava com 79 anos.

Últimas notícias
International

Irã não acusa Israel por ataque e minimiza ação

Líderes mundiais voltaram a fazer apelos para conter a tensão no Oriente Médio. Em Teerã, milhares foram às ruas depois das orações de sexta-feira em resposta ao aparente ataque. Um comandante iraniano, falando à multidão, confirmou que objetos suspeitos foram abatidos, sem responsabilizar Israel.

Baixar arquivo
Allgemein

Polícia investiga morte de adolescente agredido em escola de São Paulo

Secretaria de Segurança Pública de São Paulo diz que o caso está sendo investigado como morte suspeita, e que o corpo da vítima passará por necropsia. 

Baixar arquivo
Allgemein

Entenda sobre a PEC das drogas que tramita no Congresso Nacional

O Senado Federal já aprovou o texto da Proposta de Emenda Constitucional que criminaliza o porte e a posse de drogas. Agora a Câmara dos Deputados vai analisar.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia completa 35 anos

Organização está presente nos nove estados da Amazônia Legal, junto a 800 mil indígenas e 180 povos. E atua na articulação dos direitos indígenas, inclusive os povos de recente contato, além de buscar o fortalecimento das políticas púbicas para os territórios.  

Baixar arquivo
Allgemein

Nove corpos retirados de embarcação à deriva no Pará serão sepultados

Os corpos serão sepultados temporariamente em Belém até que as identidades sejam estabelecidas e as família formalmente comunicadas.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Caravana Brasil Sem Fome fica no Pará até este sábado (20)

Coordenada pelo Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, a caravana tem como meta tirar o Brasil do Mapa da Fome. Quase R$ 700 milhões serão investidos em áreas como segurança alimentar, saúde e agricultura familiar.

Baixar arquivo