História Hoje: Le Corbusier morria há 50 anos como ícone da arquitetura

Veröffentlicht in 27/08/2015 - 07:30 By Apresentação Carmen Lúcia - Brasília

Há 50 anos morreu Le Corbusier – um dos principais precursores da arquitetura moderna. Sua obra contribuiu para a formação do modernismo brasileiro. Ele ficou famoso por trabalhar com o concreto, rompendo a tradição da pedra e do tijolo.

 

Le Corbusier nasceu nos Alpes da Suíça francesa no dia 6 de outubro de 1887. O nome verdadeiro era Charles Édouard Jeanneret. Aos 13 anos entrou para a escola de arte. Aos 20, Le Corbusier realizou uma série de viagens pela Europa Central e pelo Mediterrâneo, incluindo no roteiro cidades como Viena, Munique e Paris. Uma jornada essencial na carreira de Corbusier, principalmente, pela oportunidade de estagiar com Auguste Perret, o pioneiro do concreto armado.

 

Em 1917 passou a viver em Paris. Três anos mais tarde defendeu o purismo na arquitetura em publicações como a revista O Espírito Novo e o livro Em Direção a Uma Arquitetura. No livro, ele definiu as bases do movimento moderno de características funcionalistas.

 

Le Corbusier e o pintor Ozenfant eram os donos da revista O Espírito Novo com a participação de importantes intelectuais. A partir daí, se tornou conhecido entre a vanguarda parisiense. Essa notoriedade contribuiu na realização dos primeiros projetos.

 

Durante viagem à América do Sul, em 1929, Le Corbusier ficou extasiado com a visão das montanhas do Rio de Janeiro e também pela forma sinuosa dos rios quando voou na primeira linha comercial entre Assunção, no Paraguai, e São Paulo, no Brasil.

 

De 1945 a 1949 foi consultor para a reconstrução de cidades destruídas. Durante esse período, junto com Oscar Niemeyer, participou dos estudos para edificação da sede ONU, em Nova Iorque. O arquiteto urbanista Le Corbusier, um dos expoentes da arquitetura moderna, teve um ataque cardíaco e morreu quando nadava numa praia na Riviera Francesa. Ele estava com 79 anos.

Últimas notícias
Gerechtigkeit

Representantes da OEA serão observadores das eleições em outubro

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral, ministro Edson Fachin, assinou nesta terça-feira, nos Estados Unidos, um acordo para autorizar a participação da OEA -  Organização dos Estados Americanos na função de observadora das eleições de outubro.

Baixar arquivo
Cultura

Rádio MEC agora é Patrimônio Histórico e Cultural Imaterial do Rio

A lei que torna a Rádio MEC Patrimônio Cultural Imaterial do estado do Rio de Janeiro foi publicada nesta terça-feira pela Assembleia Legislativa.

Baixar arquivo
Allgemein

Pesquisa: 56% dos acidentes em BRs ocorrem em vias com gestão pública

Segundo a pesquisa, quando considerada a taxa de gravidade dos acidentes de trânsito, o índice aumenta para mais de 80% em rodovias sob gestão pública, contra 19% nas estradas sob concessão.

Baixar arquivo
Segurança

Golpistas usam novas estratégias para enganar vítimas pelo WhatsApp

Golpistas estão entrando em grupos de famílias se passando por parentes para pedir dinheiro emprestado pelo WhatsApp. Por esse esquema, integrantes de uma organização criminosa conseguiram mais de R$ 32 mil de uma mesma família.

Baixar arquivo
Bildung

Senac do Rio oferece 8 mil vagas em cursos profissionalizantes

O Senac,  Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial do Rio de Janeiro, está com inscrições abertas para cerca de 8 mil vagas de cursos profissionalizantes em várias unidades no estado. O Programa Senac Gratuidade, que é voltado para a inserção de pessoas de baixa renda no mercado de trabalho,

Baixar arquivo
Economia

Em todo o país a venda de veículos usados aumentou 25% em maio

Segundo a entidade, o mês de maio apresentou os melhores resultados do ano. Mas no acumulado do primeiro semestre de 2022, as vendas de automóveis usados registraram queda de 19%.

Baixar arquivo