Rádio MEC agora é Patrimônio Histórico e Cultural Imaterial do Rio

A lei foi publicada nesta terça-feira

Published on 05/07/2022 - 22:07 By Fabiana Sampaio - Repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

É oficial, a Rádio MEC do Rio de Janeiro virou Patrimônio Histórico e Cultural Imaterial do estado.

A lei que torna a Rádio MEC Patrimônio Cultural Imaterial do estado do Rio de Janeiro foi publicada nesta terça-feira pela Assembleia Legislativa. Na semana passada a Alerj derrubou o veto do governador Cláudio Castro ao projeto de lei aprovado na casa.

Primeira rádio do Brasil, no ar desde 1923, a MEC começou como Rádio Sociedade do Rio de Janeiro, criada pelo antropólogo Edgard Roquette Pinto, pai da radiodifusão no país.

Em 1936 foi doada ao Ministério da Educação e desde 2007 a emissora pública é gerida pela EBC, Empresa Brasil de Comunicação.

A emissora se destaca por sua programação totalmente voltada para a difusão da cultura brasileira, contemplando toda a diversidade da nossa música.

A grade da MEC também conta com programas dedicados à literatura, cinema, dramaturgia e às artes.

Edition: Sheily Noleto / Beatriz Arcoverde

Últimas notícias
Meio Ambiente

UFF desenvolve ferramenta inovadora para prever eventos climáticos

Uma ferramenta inovadora, capaz de prever décadas à frente eventos climáticos, como secas e temporais, está sendo desenvolvida pela Universidade Federal Fluminense.

Baixar arquivo
Die Gesundheit

Anvisa avalia proibição de cigarros eletrônicos

A Anvisa decide nesta sexta-feira se mantém a proibição da venda, fabricação, importação e propaganda de cigarros eletrônicos, os vapes.

Baixar arquivo
Sport

Estreias e clássicos agitam o fim de semana do futebol

E começamos com o resultado desta quinta-feira, na segunda rodada do Campeonato Brasileiro. O Botafogo venceu o Atlético Goianiene no Nilton Santos por 1 a 0.

Baixar arquivo
Die Gesundheit

Liminar suspende norma do CFM sobre procedimento pré-aborto

A Justiça Federal no Rio Grande do Sul suspendeu, por meio de uma liminar, a resolução aprovada pelo Conselho Federal de Medicina que proíbe a chamada assistolia fetal para interrupção de gravidez.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Santuário dos Pajés, em Brasília, resiste a expansão mobiliária

No Distrito Federal, o território indígena tem 32,5 hectares demarcados, mas ainda espera os últimos trâmites burocráticos.

Baixar arquivo
Economia

Quais são os erros mais comuns de quem declara o Imposto de Renda?

Saiba quais são os erros mais comuns na hora de declarar o Imposto de Renda 2024 e como evitá-los. Material faz parte do especial Tira-Dúvidas do IR 2024.

Baixar arquivo