logo Agência Brasil
Direitos Humanos

Senado aprova ampliação da proteção de crianças na internet

Projeto exige das redes, entre outros pontos, verificação de idade
Baixar
Gésio Passos - repórter da Rádio Nacional
27/08/2025 - 21:07
Brasília
Brasília (DF) 22/10/2024 Criança faz uso de celular, tablet e computador  Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil
© Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil

O Senado Federal aprovou, nesta quarta-feira (27), o projeto que amplia a proteção de crianças e adolescentes na internet.

Entre os principais pontos estão a adoção, por parte das plataformas, de medidas para impedir o acesso de crianças e adolescentes a conteúdos como pornografia, bullying, incentivo ao suicídio e jogos de azar

O projeto ainda restringe a publicidade direcionada ao público infantil e exige das plataformas mecanismos de verificação de idade para uso das redes sociais.

O relator do projeto, o senador Flávio Arns, do PSB do Paraná, defendeu a aprovação do projeto com os avanços trazidos pela Câmara dos Deputados.

“Então, controle parental, controle de conteúdos, verificação de idades. Avanços muito importantes trazidos pela Câmara dos Deputados. E cabe a nós, agora, ratificar aquele texto com essas pequenas observações que foram trazidas aqui no Senado”.

O projeto ganhou visibilidade após o influenciador digital Felipe Bressanim, mais conhecido como Felca, denunciar a exploração de crianças e adolescentes nas redes sociais.

A proposta já tinha sido aprovada na Câmara dos Deputados na semana passada e, agora, vai para sanção presidencial.