Policiais das UPPs do Complexo do Alemão passarão por exame psicológico

A PM do Rio de Janeiro colocou em treinamento os 980 policiais que

Publicado em 09/04/2015 - 17:21 Por Isabela Vieira - Repórter da Agência Brasil - Rio de Janeiro

Moradores do Complexo do Alemão fazem protesto pacífico pedindo paz na comunidade e justiça, após a morte do menino Eduardo de Jesus, 10 anos, atingido por uma bala perdida (Tomaz Silva/Agência Brasil)

PM  espera  que  os policiais sintam-se sintam-se mais seguros para atuar na área e que recuperem confiança da populaçãoTomaz Silva/Agência Brasil

A Polícia Militar (PM) do Rio de Janeiro colocou em treinamento os 980 policiais das unidades de Polícia Pacificadora (UPPs) que atuam no Complexo do Alemão. Em 45 dias, eles também vão passar por uma avaliação psicológica. A formação começou no último dia 1º pela unidade que fica no Morro do Alemão, próxima à casa de Eduardo de Jesus Ferreira, de 10 anos, que morreu quinta-feira (2), atingido por um tiro no crânio. Eles estava dentro de casa, durante confronto na comunidade.

Segundo o comandante-geral da PM, coronel Alberto Pinheiro Neto, a corporação identificou “áreas de turbulência” entre as UPPs e investirá no treinamento para recuperar a confiança dos policiais e da população, abaladas com os últimos acontecimentos no complexo. Na semana passada, cinco pessoas morreram e uma ficou ferida durante trocas de tiros entre policiais e criminosos.

“Observamos um desequilíbrio no processo de pacificação em algumas áreas. É importante ter em mente que o processo de pacificação, em qualquer lugar do mundo onde ocorra, é um processo em maturação, em construção”, justificou o coronel. “O crime é um fato social, entender a pacificação como estanque [do crime] é um grande equívoco.”

Após o treinamento e avaliação médica de 320 policiais da UPP do Morro do Alemão, será a vez dos agentes das unidades da Fazendinha e Nova Brasília, que também ficam no complexo.

Com as medidas, a polícia espera que os policiais sintam-se mais seguros para atuar na área e, por consequência, recuperem também a confiança da população. “A proximidade em ambientes conflagrados e com medo fragiliza também o policial. O policial vive sob estresse, e as reações não são as melhores”, explicou o comandante do Estado Maior da PM, Robson Rodrigues. Ele disse que as instalações das unidades também estão sendo reestruturadas no complexo.

No curso de formação, além de táticas de autoproteção, haverá um módulo sobre gestão do erro. “Seres humanos cometem erros. O importante é identificar o erro, identificar as janelas de oportunidade de erro e trabalhar para diminuir a possibilidade de erro”, disse Pinheiro.

Durante a entrevista, o comandante PM voltou a lamentar a morte do menino Eduardo, que classificou de “tragédia terrível”. A Polícia Civil e a Corregedoria da Polícia Militar investigam o caso, em que o suspeito de ter feito disparo que atingiu Eduardo é um policial. A corporação tem 30 dias, que podem ser prorrogados, para apresentar uma análise das mortes ocorridas recentemente no complexo.

A Polícia Militar negou que tenha sido decretado toque de recolher nas favelas do Alemão a partir das 21h. Na entrevista, também foi divulgado o telefone da Ouvidoria das UPPs: 2334-7599.

Edição: Fábio Massalli

Últimas notícias