Rio oferece oportunidade de emprego formal para refugiados

Publicado em 20/07/2017 - 17:25 Por Alana Gandra - Repórter da Agência Brasil - Rio de Janeiro

A Secretaria de Estado de Direitos Humanos e Políticas para Mulheres e Idosos (Sedhmi) encerra amanhã (21) inscrições para preenchimento de vagas de emprego para refugiados e solicitantes de refúgio que morem no Rio de Janeiro. A iniciativa é feita em parceria com o Consórcio BRT e oferece quatro vagas para auxiliar de atendimento nas estações do BRT. Até o momento, o número de inscritos alcança 85 pessoas.

Falando hoje (20) à Agência Brasil, o secretário Átila Nunes destacou que, para se candidatar à vaga, é importante ter ensino médio completo, fluência em inglês ou espanhol, além de se expressar corretamente em português. O salário será de R$ 1.301,00 mais vale-transporte e vale-alimentação, de acordo com informação do Consórcio BRT. O interessado deve apresentar o número do protocolo de refúgio.

Nunes acredita que a iniciativa facilita a entrada dessas pessoas no mercado formal de trabalho. “Atualmente, uma das grandes dificuldades dos refugiados no Rio de Janeiro é ingressar no mercado de trabalho formal. Seja por questões da língua, seja por desconhecimento dos empregadores. Por isso, quanto mais empresas se sensibilizarem para oferecer oportunidades de trabalho para os refugiados e solicitantes em situação de refúgio que morem no estado, maior será a integração dessas pessoas”

A secretaria oferece cursos de língua portuguesa para refugiados. A última turma foi realizada em setembro do ano passado e teve 40 alunos. Uma nova turma está prevista para este ano.

Nova vida

Átila Nunes avaliou que, além de oportunidade de emprego, a ação pode gerar outros impactos positivos. “Com o contato com essas pessoas, os cidadãos fluminenses poderão entender um pouco melhor quem são os refugiados. Pessoas que, por motivos de guerra e perseguição, tiveram que deixar as suas casas para vir em busca de proteção e de uma nova vida aqui, no Brasil”.

O secretário disse ainda que, em função da elevada procura, é importante que outras instituições e empresas se interessem em firmar parcerias com o mesmo objetivo. “Fica claro que precisamos de mais empresas interessadas em oferecer oportunidades de trabalho para essas pessoas. Ações como essa servem justamente para isso”, afirmou Nunes.

As inscrições podem ser feitas na sede da Sedhmi, na Avenida Erasmo Braga, 118, 9º andar, centro do Rio de Janeiro, ou por meio do formulário online https://goo.gl/forms/83Vx3mFzoiGpjg252.


Fonte: Rio oferece oportunidades de emprego formal para refugiados

Edição: Davi Oliveira

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Teste rápido de COVID-19
Internacional

Coreia do Norte: 1º caso suspeito de covid-19 teve teste inconclusivo

Se confirmado, o caso seria o primeiro oficialmente reconhecido por autoridades norte-coreanas, embora a mídia reafirme que nenhuma infecção foi relatada no país até agora.

Incêndios florestais no DF
Geral

Defesa Civil reconhece situação de emergência em municípios de MS

A medida consta da Portaria nº 2.127, de 5 de agosto de 2020, da  Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil, publicada no Diário Oficial da União desta quinta-feira, e atingem os municípios de Corumbá e Ladário.

Times Square, permanece relativamente tranquilas devido ao surto contínuo da doença por coronavírus (COVID-19) no bairro de Manhattan em Nova York
Internacional

Nova York reforça fiscalização de quarentena

O prefeito Bill de Blasio disse, em entrevista, que, em certas circunstâncias, as multas por não observar a ordem de quarentena podem chegar a US$ 10 mil. 

Médicos fazem treinamento no hospital de campanha para tratamento de covid-19 do Complexo Esportivo do Ibirapuera.
Saúde

Senai ensina indústrias a produzirem EPI contra novo coronavírus

Maioria das empresas selecionadas, 189 das 350, deve produzir máscaras de uso comum, e 33 ofertarão máscaras cirúrgicas. Estão previstas consultorias para a produção de escudos faciais.

Destruição provocada por explosão em Beirute
Internacional

Banco Mundial diz que está pronto para ajudar na recuperação do Líbano

Pelo menos 135 pessoas morreram e 5 mil ficaram feridas em forte explosão no porto de Beirute, na terça-feira (4), que também deixou cerca de 250 mil desabrigados. 

Bola, campeonato brasileiro
Esportes

Treze avança e garante clássico de Campina Grande na final paraibana

Galo da Borborema vence Botafogo no tempo normal e nas penalidades, e se garante na grande final da competição.