São Paulo faz campanha para acolher imigrantes

Publicado em 25/06/2019 - 14:37 Por Daniel Mello - Repórter da Agência Brasil - São Paulo

O governo de São Paulo lançou hoje (25) a campanha Imigrante, São Paulo te Acolhe para conscientizar a população sobre a recepção de imigrantes e refugiados que chegam ao país. As mensagens em vídeo e cartazes serão veiculadas pela mídia, redes sociais e lugares de grande circulação, como estações de metrô, terminais rodoviários e aeroportos. Além de apresentar os serviços disponíveis para os estrangeiros que chegam ao estado de São Paulo, também serão feitos alertas sobre a xenofobia.

"Realizaremos um trabalho de orientação sobre acolhimento e proteção”, disse o secretário estadual de Justiça e Cidadania, Paulo Dimas Mascaretti,  sobre os objetivos da campanha. “Mais do que acolher, nós temos que proteger, encaminhar as pessoas para emprego, com possibilidade de ter ascensão pessoal e profissional”.

Veja aqui a galeria completa de imagens.

Exames médicos e limpeza de pele

O governo do estado lança campanha Imigrante, São Paulo te Acolhe no Centro de Integração da Cidadania (CIC) do Imigrante, no bairro Santa Cecília.
Governo do estado lança campanha Imigrante, São Paulo te Acolhe, no Centro de Integração da Cidadania (CIC) do Imigrante, no bairro Santa Cecília - Rovena Rosa/Agência Brasil

Durante o lançamento da campanha, o Centro de Integração e Cidadania do Imigrante (CIC), na Santa Cecília, região central da capital paulista, ofereceu exames oftalmológicos, hipertensão arterial e diabetes. Foram disponibilizados também procedimentos estéticos, como limpeza de pele e corte de cabelo.

O boliviano Carlos Huertado aproveitou a ação para checar a vista e o diabetes. “Aproveitar que é gratuito, porque às vezes sai caro”, comentou o estrangeiro que já vive há dez anos no país. Ao contrário da esposa, ele ainda pensa em, eventualmente, retornar ao país natal. “Eu vou morrer aqui [no Brasil]”, diz Emieliene Veizado, que tem quatro filhas com Carlos. Na sua trajetória pelo país, o boliviano não tem dúvidas que o obstáculo mais difícil é o idioma.

Cursos profissinalizantes

Entre os serviços oferecidos pelo CIC, está o curso de português e profissionalizantes em diversas áreas como estamparia, moda, bioconstrução e gastronomia.

Segundo Dimas Mascaretti, o governo estadual está se preparando para o fluxo global de imigrantes, principalmente os que se deslocam devido a problemas nos países de origem, como guerras, pobreza e situações climáticas extremas. O secretário citou o número do Alto Comissário das Nações Unidas para Refugiados (Acnur). O órgão estima que existem 70,8 milhões de refugiados no mundo.

Nesse contexto, São Paulo tem recebido muitas pessoas que deixam a Venezuela devido a grave crise econômica e política enfrentada pelo país. O Brasil já acolheu 168 mil venezuelanos ao longo dos últimos anos, disse.

Edição: Valéria Aguiar

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Soccer Football - Brasileiro Championship - Palmeiras v Corinthians - Pacaembu Stadium, Sao Paulo, Brazil - November 9, 2019   Palmeiras' Bruno Henrique celebrates scoring their first goal   REUTERS/Rahel Patrasso
Esportes

Rivais divergem sobre testes da covid-19 antes de final do Paulistão

Com time confinado, Corinthians dispensa exames para detectar a presença do novo coronavírus. Palmeiras contesta posição do rival.

Brenda Castillo, líbero, Sesi Vôlei Bauru
Esportes

Sesi Bauru e Montes Claros América investem pesado em reforços

 A renomada líbero dominicana Brenda Castillo retorna ao time paulista. Quem também está de volta é o experiente Tiago Brendle, de 34 anos, que fechou com o clube mineiro.

Comércio da cidade do Rio de Janeiro funciona com restrições
Saúde

Estado do Rio tem 168.064 casos de covid-19 desde início da pandemia

Desde ontem foram registrados 32 óbitos e 839 pessoas infectadas pelo novo coronavírus. O estado soma agora 13.604 mortes pela doença e 144.850 pacientes recuperados. 

Hospital de campanha do Maracanã no Rio de Janeiro
Justiça

Justiça do Rio impede fechamento de hospitais de campanha

Segundo secretaria, hospitais de São Gonçalo e do Maracanã estão abertos, mas sem pacientes por causa de vagas em unidades regulares da rede estadual.

O ministro-chefe da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, fala à imprensa , após reunião com o presidente Jair Bolsonaro no Palácio da Alvorada
Justiça

Defesa de Onyx assina acordo de não persecução penal com a PGR

Apesar do acordo fechado com a PGR, é necessário que o caso seja analisado pelo Supremo Tribunal Federal. Ministro-relator vai decidir se homologa acordo.

Hospital de campanha para vítima de Covid-19 em Santo André, São Paulo
Saúde

Covid-19: Brasil registra mais 561 mortes; total chega a 94.665

Doença atingiu 2,75 milhões de brasileiros; 69,5% já se recuperaram. Atualmente, 743.334 pacientes estão em acompanhamento.