Capital paulista tem programação especial no Dia da Consciência Negra

Publicado em 20/11/2019 - 10:35 Por Camila Boehm – Repórter da Agência Brasil - São Paulo

O Encontro Nacional de Capoeira é um dos destaques do Dia da Consciência Negra, celebrado nesta quarta-feira (2), na capital paulista. O grande encontro Um Gesto de Liberdade reúne todas as correntes da capoeira do Brasil para realização de rodas, homenagens, exposição e feira gastronômica, além de shows com as cantoras Paula Lima e Carolina Soares. A entrada é gratuita.

Das 11h às 13h, a Praça Cívica do memorial será ocupada por grandes rodas de capoeira de todos os estilos: regional, Angola e contemporânea. Após essa grande roda, mestre Natanael conduz um canto de despedida, que ocorre tradicionalmente ao final das rodas de capoeira. Ele participou da fundação de uma das primeiras escolas de capoeira de São Paulo, a Associação de Capoeira Quilombo dos Palmares.

Às 14h, o público poderá ouvir Carolina Soares, que lançou seis álbuns com músicas do universo capoeirista. O encerramento será com a cantora Paula Lima, à 15h30, com o show Mil Estrelas. A feira gastronômica e de artesanato afro-brasileira, que também ocorre no local, traz no cardápio pratos como acarajé e vatapá e produtos de empreendedores negros.

Praça da República

A segunda edição da Empreenda Afro, feira de empreendedorismo negro que promove a geração de renda de empreendedores artesanais e comerciantes de comida de rua da capital paulista, ocorre até as 22h, na Praça da República. O evento é promovido pela prefeitura.

“No segundo trimestre de 2019, a taxa de desocupação de negros foi superior ao número de não negros que estavam empregados. Isso faz com que as pessoas procurem novas maneiras de gerar renda e o empreendedorismo, muitas vezes, acaba sendo a válvula de escape”, disse a secretária municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Aline Cardoso. Segundo ela, o setor é uma importante fonte de geração de renda para a população paulistana e uma parcela significativa dessas pessoas vive da produção e venda de artigos artesanais.

Há também um palco onde se apresentam Jorge Ben Jor (20h), a rapper Drik Barbosa acompanhada dos DJs KL Jay e Nyack (17h) e o Bloco Afirmativo Ilu Inã (14h), com a participação da cantora Tássia Reis e de Melvin Santhana.

Edição: Valéria Aguiar

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Teste rápido de COVID-19
Saúde

Estado do Rio registra quase 179 mil casos de covid-19

A capital lidera o número de pessoas infectadas pelo novo coronavírus (74.421 casos). Em seguida vem Niterói (9.380) e São Gonçalo (9.298), ambas na Região Metropolitana.  

 


 

VITÓRIA ATLÉTICO MINEIRO E EMPATE DO SANTOS
Esportes

Flamengo perde para o Atlético mineiro no Maracanã

 

Na segunda rodada, o Atlético recebe o Corinthians em jogo previsto para  quinta-feira (13). Já o Flamengo enfrenta um dia antes (12), o Atlético Goianiense.

 

Manifestantes carregam bandeiras nacionais durante um protesto contra o governo no centro de Beirute, Líbano, em 20 de outubro de 2019
Internacional

Polícia entra em confronto com manifestantes em Beirute

Milhares de pessoas foram para a Praça do Parlamento e para a Praça dos Mártires Os manifestantes tentaram entrar em uma área isolada e invadiram os escritórios de ministérios.

Teste rápido de COVID-19
Saúde

Brasil registra 3 milhões de casos de covid-19 e 101 mil mortes

Dados foram divulgados pelo Ministério da Saúde no início da noite deste domingo (9). Nas últimas 24 horas, o país registrou 23.010 novos casos e 572 mortes. 

Esportes

STJD aceita pedido do Goiás e partida contra o São Paulo é adiada

Cancelamento ocorreu 10 minutos antes do jogo começar. É que 10 jogadores testaram positivo para o novo coronavírus, sendo 8 titulares. Partida ainda não tem nova data.

 

O filme Yover, produzido por Edison Sanchez e Miguel Zanguña Billalva, será exibido na Mostra Ecofalante
Geral

Mostra traz filmes de 24 países sobre questões ambientais e sociais

O 9 º Festival Ecofalante vai de 12 de agosto a 20 de setembro. Terá sessões online por causa da pandemia. Os filmes ficam disponíveis por períodos que variam de 24 horas a dez dias.