logo Agência Brasil
Direitos Humanos

Centro em Roraima reúne forças que atuam contra garimpo ilegal

Órgão de comando e controle foi instalado nessa quinta-feira
Vitor Abdala - Repórter da Agência Brasil
Publicado em 10/02/2023 - 06:15
Rio de Janeiro
Militares do Exército Brasileiro empacotam suprimentos de ajuda humanitária para enviar às aldeias na Terra Indígena Yanomami, no Oeste de Roraima, em voos da Força Aérea Brasileira.
© Fernando Frazão/Agência Brasil

Os órgãos governamentais que atuam no combate ao garimpo ilegal em terras yanomami passarão a se reunir em um Centro de Comando e Controle instalado nessa quinta-feira (9) em Boa Vista. O espaço funciona na Superintendência da Polícia Federal (PF) em Roraima.

Representantes da PF, Força Nacional de Segurança, do Ministério da Defesa, da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) e Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama) vão usar o centro para planejar conjuntamente as ações da Operação Libertação.

A primeira fase da ação integrada, que começou nesta semana, tem como foco desarticular a logística que abastece o garimpo ilegal nas terras yanomami e proteger os indígenas.

A Operação Libertação continuará "até o restabelecimento da legalidade na Terra Indígena Yanomami", informou nota divulgada pela PF.