Brasil e Argentina criam grupo de trabalho para aumentar comércio de automóveis

Publicado em 29/04/2014 - 21:34 Por Da Agência Brasil - Brasília

Ministros argentinos Débora Giorgi (Indústria) e Axel Kicillof (Economia) em reunião com os ministros Guido Mantega (Fazenda) e Mauro Borges ((MDIC), no Ministério da Fazenda (Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil)

Ministros argentinos Débora Giorgi (Indústria) e Axel Kicillof (Economia) em reunião com os ministros Guido Mantega (Fazenda) e Mauro Borges ((MDIC), no Ministério da Fazenda Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

O Brasil e a Argentina criaram um grupo de trabalho para discutir formas de aumentar o comércio de automóveis entre os dois países, anunciaram hoje (29) os ministérios da Fazenda e do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC). Com reuniões marcadas para 6 e 7 de maio, o grupo definirá os parâmetros e as metas para o incremento do comércio na região.

Em nota, os ministérios informaram que o aumento das compras do setor automotivo reforçará a integração produtiva e favorecerá o comércio bilateral. “Em vista do entendimento alcançado, os governos de Brasil e Argentina se comprometeram, ainda, a garantir a fluidez das operações comerciais bilaterais com vistas a incrementar as exportações de ambos os lados”, destaca o texto.

A criação do grupo de trabalho foi anunciada depois de quase três horas de reunião entre empresários e representantes dos governos do Brasil e da Argentina no Ministério da Fazenda. A negociação em Brasília teve a participação dos ministros Guido Mantega (Fazenda) e Mauro Borges (MDIC), pelo Brasil; e Débora Giorgi (Indústria) e Axel Kicillof (Economia) pela Argentina. Além de medidas comerciais, os dois países estudam o uso de instrumentos financeiros para estimular as exportações de veículos, mas a forma de operar esses mecanismos ainda não está definida.

Edição: Juliana Andrade

Últimas notícias
O presidente do TSE, Alexandre de Moraes, durante cerimônia de posse do diretor-geral da PF, na sede da corporação, em Brasília.
Justiça

AGU pede ao STF apuração de posts com divulgação de decisões de Moraes

O jornalista Michael Shellenberger divulgou na rede social X decisões sigilosas de Alexandre de Moraes. Para AGU, há suspeita de interferência no andamento dos processos e violação do sigilo dos documentos.