Ténicos do IBGE dizem que Pnad Contínua não precisa rever metodologia

Publicado em 14/04/2014 - 21:14 Por Douglas Corrêa - Repórter da Agência Brasil - Rio de Janeiro

Em carta aberta à população, divulgada hoje (14) no site da Associação dos Servidores do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (Assibge), os técnicos do instituto, envolvidos na elaboração da Pesquisa Nacional por Amostras de Domicílios Contínua (Pnad) avaliaram que a pesquisa é sólida, de ponta, e seu desenho está baeado "nas melhores práticas e metodologias internacionais".

O documento é assinado por 45 técnicos, membros da Coordenação de Trabalho e Rendimento (Coren) e da Coordenação de Métodos e Qualidade (Comeq), coordenações diretamente envolvidas com o desenho, planejamento, acompanhamento da coleta, análise, apuração e divulgação da Pnad Contínua, planejada ao longo de mais de dez anos. Eles asseguram que a construção metodológica foi objeto de debate público, em fóruns nacionais e internacionais, que contaram com a participação de representantes governamentais, das universidades, dos institutos de pesquisa, consultorias econômicas e da sociedade civil em geral. Todo o material e documentação desse processo está disponível no sitio web do IBGE, desde 2006.

Na carta, os técnicos informam que a pesquisa vem coletando dados nacionais, inclusive sobre o tema rendimento, desde 2012, e garante dados com precisão para todos os estados. Dizem também que para atender à Lei Complementar 143, de 2013, não é necessário fazer uma revisão da metodologia amostral da pesquisa.

No documento, os técnicos informam que "não há razão para interrupção da divulgação da pesquisa, que apresenta dados importantes para a sociedade; e mesmo se houvesse necessidade de estudos adicionais sobre o tema, seria possível conciliar as duas tarefas, apesar das restrições de recursos orçamentários e humanos que afetam o instituto".

Na semana passada, a diretora de pesquisa do IBGE, Marcia Quintslr pediu demissão após o instituto de pesquisa informar, na quinta-feira (10), que decidiu interromper as divulgações trimestrais da Pnad Contínua até janeiro próximo.

A diretora da Escola Nacional de Estatísticas e integrante do Conselho Diretor do IBGE, Denise Britz do Nascimento Silva, também discordou da decisão do colegiado do instituto e pediu demisão do cargo.

 

 


Fonte: Técnicos do IBGE afirmam que Pnad Contínua não necessita de revisão

Edição: Stênio Ribeiro

Últimas notícias