Emprego na indústria fica praticamente estável de fevereiro para março

A variação ficou em 0,2%. O dado faz parte da Pesquisa Industrial

Publicado em 13/05/2014 - 10:37 Por Nielmar de Oliveira - Repórter da Agência Brasil - Rio de Janeiro

O total de pessoal ocupado na indústria se manteve praticamente estável de fevereiro para março deste ano ao variar 0,2%. Com o resultado de março, o emprego na indústria fecha o primeiro trimestre do ano, com retração de 0,3%, quinta taxa negativa consecutiva na comparação trimestral.

Os dados fazem parte da Pesquisa Industrial Mensal: Emprego e Salário divulgados hoje (13) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e indicam, apesar dos resultados negativos, “um ritmo de queda menos intenso do que os observados no terceiro e quarto trimestre de 2013, quando os dados indicavam quedas de 1,0% e 0,6%, respectivamente", informa o levantamento.

Quando a comparação se dá com março de 2013, a queda no emprego industrial, no entanto, chega a 1,9%, o que se constitui o trigésimo resultado negativo consecutivo nesse tipo de confronto.

No índice acumulado para o primeiro trimestre deste ano, comparativamente ao primeiro trimestre do ano passado, no entanto, o pessoal ocupado na indústria já acusa queda de 2%, intensificando o ritmo de queda em relação ao registrado no segundo, terceiro e quarto trimestres do ano passado, de respectivamente menos 0,5%, menos 1,2% e menos 1,8%.

Já a taxa anualizada, o índice acumulado nos últimos 12 meses, recuou 1,4% em março de 2014, mantendo a trajetória ligeiramente descendente iniciada em agosto do ano passado (menos 1%).

Edição: Talita Cavalcante

Últimas notícias