Aneel reduz tarifa de energia para consumidores do Acre e de Rondônia

Publicado em 25/11/2014 - 13:57 Por Sabrina Craide - Repórter da Agência Brasil - Brasília

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovou hoje (25) o reajuste tarifário da Companhia de Eletricidade do Acre (Eletroacre). Para os consumidores residenciais, haverá uma redução de 16,87% no valor da tarifa. Para as indústrias, a redução será 11,94% Os novos valores serão aplicados a partir do próximo domingo (30) para 236 mil unidades consumidoras localizadas em 22 municípios do Acre.

Para os consumidores residenciais atendidos pela concessionária Centrais Elétricas de Rondônia (Ceron), haverá redução de 3,57% nas contas de luz. A redução será 4,28% para os consumidores industriais. Os novos valores serão aplicados também a partir de domingo (30) para 572 mil unidades consumidoras localizadas em 52 municípios de Rondônia.

Segundo a Aneel, entre os fatores que colaboraram para a redução das tarifas da Eletroacre e da Ceron estão os custos que a distribuidora teve com compra de energia, transmissão de energia e pagamento de encargos setoriais.Ao calcular o reajuste, a Agência considera a variação de custos que a empresa teve no ano. O cálculo inclui custos típicos da atividade de distribuição, sobre os quais incide o IGP-M, e outros custos que não acompanham necessariamente o índice inflacionário, como energia comprada, encargos de transmissão e encargos setoriais.

O  reajuste tarifário de 2014 da Companhia de Eletricidade do Amapá (CEA) foi suspenso na reunião de hoje. A distribuidora não poderá aplicar a correção porque está inadimplente com o pagamento de encargos do setor elétrico. A decisão da Aneel prevê que a CEA prorrogue a vigência das tarifas aprovadas  no ano passado até que regularize a inadimplência. A concessionária atende 188 mil unidades consumidoras localizadas em 14 municípios do Amapá. 
 

Edição: Jorge Wamburg

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias