Ministro diz que aumento de pessoas em situação de miséria não é dado oficial

Publicado em 05/11/2014 - 20:59 Por Paulo Victor Chagas – Repórter da Agência Brasil - Brasília

O ministro da Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência, Marcelo Neri, comentou o aumento no número de indivíduos em situação de miséria no Brasil. Segundo ele, os dados referem-se a apenas um ano e não são oficiais, pois se trata de um levantamento do Instituto de Pesquisa Econômica e Aplicada (Ipea). De acordo com dados do órgão, em 2013 a população abaixo da linha de extrema pobreza aumentou 3,68%, a primeira alta desde 2003.

“Se pegar extrema pobreza nos dois últimos anos, teve queda de 50% acima da prevista pelas metas do milênio da ONU [Organização das Nações Unidas]. Então as pessoas estão pegando um dado em um ano. Na verdade, o que aconteceu nos dois últimos anos, foi um crescimento de renda de 5,5% ao ano. Você tem uma estabilidade de alguns indicadores, mas o quadro geral da nação é um quadro de avanço muito forte”, afirmou, na saída de evento no Palácio do Planalto.

Segundo o ministro, as duas últimas edições da Pesquisa Nacional de Amostra por Domicílios (Pnad) são muito boas. “A renda dos 5% mais pobres, que pega exatamente a extrema pobreza, no ano de 2012, cresceu 20% real [acima da inflação] per capita. Esse dado surpreendeu. No ano seguinte, se você pegar os dois anos, houve crescimento de 4,2%, que é muito menor do que 20%, mas é ainda um dado 50% acima da meta do milênio”, declarou. “Os dados das duas últimas Pnads são dados para serem admirados, apreciados, independentemente de serem oficiais ou não”.


 

Edição: Fábio Massalli

Últimas notícias