Fiesp estima retração de 1,5% na economia e espera ano de dificuldades

Publicado em 27/03/2015 - 11:14 Por Daniel Mello - Repórter da Agência Brasil - São Paulo

A Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) avalia que 2015 será um ano de dificuldades. Com base no Produto Interno Bruto (PIB, soma de todos os bens e serviços produzidos no país) do ano passado, a Fiesp estimou retração de 1,4% na economia brasileira em 2015. A economia do país ficou praticamente estagnada em 2014, crescendo apenas 0,1%, informou hoje (27) o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Para a indústria de transformação, a Fiesp prevê queda de 4,9% no nível de atividade em 2015. No ano passado, o PIB do setor caiu 3,8%. A indústria foi um dos setores que contribuíram para a queda do resultado da economia em 2014.

“Estamos vivendo um conjunto de más notícias: aumento do desemprego, restrição de crédito no mercado, inadimplência, queda dos negócios, falta de contratação de obras, o não pagamento de fornecedores, Petrobras completamente parada, envolvimento das grandes construtoras na [Operação] Lava Jato e, ainda, escassez de energia e água, ou seja, em meio a toda essa confusão, a verdade é que a somatória de tudo isso nos leva a crer que o ano de 2015 será um ano só de dificuldades”, diz, em nota, o presidente da Fiesp, Paulo Skaf.

O presidente da entidade defende o corte de gastos pelo governo federal e a redução do número de ministérios, como forma de adaptar o Orçamento ao momento de crise. “Em 2015, o governo federal terá gastos de custeio da ordem de R$ 200 bilhões. É preciso cortar os excessos e fazer boas compras, aplicando o dinheiro público com a qualidade e eficiência que o momento exige”, acrescenta Skaf.

Edição: José Romildo

Últimas notícias