Aumento dos juros já era tendência, diz presidente do Banco Central

Publicado em 24/03/2015 - 12:52 Por Mariana Branco - Repórter da Agência Brasil - Brasília

O presidente do Banco Central, Alexandre Tombini,durante audiência pública para discutir as diretrizes, implementação e perspectivas futuras da política monetária nacional (Marcelo Camargo/Agência Brasil)

O presidente do Banco Central participa de audiência pública no SenadoMarcelo Camargo/Agência Brasil

O presidente do Banco Central (BC), Alexandre Tombini, disse hoje (24) que a instituição retomou, desde outubro de 2014, o ciclo de elevação da Selic, a taxa básica de juros da economia, porque as circunstâncias mudaram. “O BC não mudou. O que mudou foram as circunstâncias entre setembro e outubro”, explicou Tombini em audiência na Comissão de Assuntos Econômicos do Senado.

O BC tem total autonomia operacional, acrescentou Tombini, que fez as declarações em resposta ao líder o DEM no Senado, Ronaldo Caiado (GO). O senador tinha observado que, logo após as eleições, a instituição tinha começado a elevar os juros.

Tombini rebateu Caiado dizendo que a possível elevação da taxa Selic já estava indicada, na época. O Relatório Trimestral de Inflação de setembro do ano passado já apontava essa tendência, afirmou o presidente da autoridade monetária. “Estávamos no gatilho para mudar a política monetária.”

Após sua última reunião, nos dias 3 e 4 deste mês, o Comitê de Política Monetária (Copom) do BC anunciou a elevação da Selic em 0,5 ponto percentual. Atualmente, a taxa está em 12,75% ao ano.

Edição: Marcos Chagas

Últimas notícias