Edital de licitação de 29 portos sai no segundo semestre, diz ministro

Nove terminais ficam em Santos e 20, no Pará

Publicado em 11/06/2015 - 13:42 Por Pedro Peduzzi - Repórter da Agência Brasil - Brasília
Atualizado em 11/06/2015 - 19:03

O ministro de Portos, Edinho Araújo, fala sobre as diretrizes da pasta em relação à nova etapa do Programa de Investimento em Logística, em entrevista ao programa Bom Dia, Ministro (José Cruz/Agência Brasil)

Edinho  Araújo  disse  que  tem  pressa  na  publicação  de  edital  de  licitação  de  portos    José Cruz/Agência Brasil

A Secretaria de Portos informou hoje (11) que o edital de licitação do primeiro bloco de portos deve ocorrer no segundo semestre. No primeiro bloco, serão arrendados 29 terminais já aprovados pelo Tribunal de Contas da União (TCU) – nove em Santos, São Paulo, e 20 no Pará. O investimento estimado pelo Programa de Investimento em Logística para esses empreendimentos é R$ 4,7 bilhões.

“Estou com uma pressa imensa. Como a consulta no TCU demandou algum tempo, tendo em vista a análise cuidadosa do tribunal, agora estamos voltando a mobilizar toda a equipe”, disse o ministro da pasta, Edinho Araújo, após participar do Programa Bom Dia, Ministro, produzido pela Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República em parceria com a EBC Serviços.

A prioridade dada aos portos de São Paulo e do Pará deve-se à fase mais adiantada em que os processos de arrendamentos estão no tribunal.“São processos que entraram no TCU em outubro de 2013. Portanto, estamos extraindo as áreas que são menos conflituosas e que já estão analisadas. Por isso, elas é que serão licitadas inicialmente”, acrescentou.

*Matéria e título alterados às 19h03 do dia 11/06/2015 para correção de informação divulgada pelo ministro Edinho Araújo. Segundo a assessoria de imprensa da Secretaria dos Portos, o edital de licitação será publicado no segundo semestre do ano.

Edição: Marcos Chagas

Últimas notícias