Aneel promove leilão de energia elétrica proveniente de fontes solar e eólica

Leilão será feito na Câmara de Comercialização de Energia. Serão

Publicado em 13/11/2015 - 09:03 Por Da Agência Brasil - São Paulo

Foto da Usina eólica de Cerro Chato (Arquivo/Agência Brasil)

2º Leilão de Energia de Reserva de 2015 destina-se à contratação de energia proveniente de fontes solar e eólica  (Arquivo/Agência Brasil)

Será realizado hoje (13) em São Paulo o 2º Leilão de Energia de Reserva de 2015, destinado à contratação de energia elétrica proveniente de novos empreendimentos de geração a partir das fontes solar fotovoltaica e eólica. O leilão começa às 10h, na Câmara de Comercialização de Energia (CCEE).

De acordo com a Agência Nacional de Energia Elétrica, serão negociados contratos de energia de reserva na modalidade por quantidade de energia, com prazo de suprimento de 20 anos. O início do suprimento está previsto para 1º de novembro de 2018. Os leilões de reserva servem para incrementar a garantia física do sistema e, nesse caso, a energia pode ser contratada com qualquer antecedência.

A Empresa de Pesquisa Energética registrou 1.379 projetos para o leilão, distribuídos em 14 estados, que somam uma potência habilitável superior a 39.917 MW. O preço inicial do produto por quantidade para fonte solar fotovoltaica é R$ 381,00 mewatts-hora (MWh), e R$ 213,00/MWh para fonte eólica.

Edição: Graça Adjuto

Últimas notícias
O presidente do TSE, Alexandre de Moraes, durante cerimônia de posse do diretor-geral da PF, na sede da corporação, em Brasília.
Justiça

AGU pede ao STF apuração de posts com divulgação de decisões de Moraes

O jornalista Michael Shellenberger divulgou na rede social X decisões sigilosas de Alexandre de Moraes. Para AGU, há suspeita de interferência no andamento dos processos e violação do sigilo dos documentos.