Inflação desacelera e IGP-M recua na 1ª prévia de abril

Publicado em 11/04/2016 - 10:27 Por Nielmar de Oliveira - Repórter da Agência Brasil - Rio de Janeiro

Depois do IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Ampliado), medido pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que desacelerou no fechamento de março, agora foi a vez de o Índice Geral de Preços do Mercado (IGP-M) mostrar sinais de desaceleração.

Dados divulgados hoje (11) pelo Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (Ibre/FGV) indicam que o Índice Geral de Preços - Mercado (IGP-M) registrou variação de 0,31% na apuração do primeiro decêndio de abril, uma desaceleração de 0,12 ponto percentual em relação ao mesmo período de março, quando havia subido 0,43%.

O primeiro decêndio de abril envolve a apuração de preços entre os dias 21 e 31 de março e teve influência tanto dos preços relativos ao produtor quanto dos preços ao consumidor. Segundo os dados divulgados pela FGV, o Índice de Preços ao Produtor Amplo (IPA) registrou variação de 0,36% no primeiro decêndio de abril contra os 0,45% do mesmo período do mês de março.

No caso dos preços medidos pelo Índice de Preços ao Consumidor (IPC), a taxa de variação do primeiro decêndio de abril foi de 0,27% contra 0,44% de variação do primeiro decêndio do mês passado.

Já o Índice Nacional de Custo da Construção (Incc) não registrou variação significativa no primeiro decêndio de abril, depois de ter variado apenas 0,3% no primeiro decênio de março.

Comportamento dos preços

Os dados divulgados indicam que a variação de 0,36% do primeiro decêndio de abril para o Índice de Preços ao Produtor teve influência do comportamento dos preços do índice referente aos Bens Finais, com desaceleração de 0,73 ponto percentual em relação ao primeiro decêndio de março de 1,2% para 0,47%; de Bens Intermediários que fechou com deflação de 0,85%, contra uma taxa negativa de 0,6%, no mês anterior; enquanto o índice referente a Matérias-Primas Brutas acusou variação de 1,71%, contra 0,82% do primeiro decênio de março.

Quanto ao Índice de Preços ao Consumidor, a queda entre o primeiro decêndio de março e o primeiro de abril foi de 0,17 ponto percentual (de 0,27% para 0,44%, entre um decêndio e outro). Neste caso, sete das oito classes de despesa componentes do índice registraram decréscimo em suas taxas de variação, entre um período e outro, com destaque para o grupo Despesas Diversas (de 2% para 0,04%).

Edição: Kleber Sampaio

Últimas notícias