Atividade econômica inicia ano com queda de 0,26%, diz Banco Central

A queda segue em ritmo um pouco menor do que em dezembro, quando ficou

Publicado em 31/03/2017 - 09:47 Por Kelly Oliveira - Repórter da Agência Brasil - Brasília

Comitê de Politica Monetária

A queda segue em ritmo um pouco menor do que em dezembro, quando ficou em 0,32% comparado a novembro , diz  BC Arquivo Agencia Brasil

A atividade econômica iniciou o ano em queda . De acordo com dados divulgados hoje (31) pelo Banco Central (BC), na internet, o Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br) dessazonalizado (ajustado para o período) registrou retração de 0,26%, em janeiro, comparado a dezembro.

A queda segue em ritmo um pouco menor do que em dezembro, quando ficou em 0,32% comparado a novembro. O resultado de janeiro mostra o sétimo mês seguido de retração da economia.

Na comparação com janeiro de 2016, houve queda de 4,61%, de acordo com os dados sem ajustes já que a comparação é entre períodos iguais.

Em 12 meses encerrados em janeiro, houve retração 3,99%, nos dados sem ajuste.

O IBC-Br é uma forma de avaliar a evolução da atividade econômica brasileira e ajuda o BC a tomar suas decisões sobre a taxa básica de juros, a Selic.

O índice incorpora informações sobre o nível de atividade dos três setores da economia: indústria, comércio e serviços e agropecuária, além do volume de impostos. Mas o indicador oficial sobre o desempenho da economia é o Produto Interno Bruto (PIB), -  a soma de todas as riquezas produzidas no país -, calculado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Edição: Valéria Aguiar

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
O Dia do Índio, celebrado no Brasil em 19 de abril
Direitos Humanos

Violência contra povos indígenas aumentou de 2018 para 2019, diz Cimi

Segundo relatório do Conselho Indigenista Missionário, houve aumento de ocorrências em 16 das 19 categorias de agressões, que incluem racismo, expropriação de terras e omissão do poder público.