Produção de aço cresce 10,9% de janeiro a março estimulada por exportações

Publicado em 25/04/2017 - 15:51 Por Alana Gandra - Repórter da Agência Brasil - Rio de Janeiro

A produção brasileira de aço cresceu 10,9% entre janeiro e março deste ano por causa da entrada em operação da Companhia Siderúrgica do Pecém (CSP), no Ceará, voltada para o mercado externo. A abertura da unidade impulsionou as exportações do produto no período, que cresceram 17,4%. Já as vendas internas caíram 0,5%.

O presidente executivo do Instituto Aço Brasil (IABr), Marco Polo de Mello Lopes, disse que, apesar do crescimento na produção, os números “não são tão positivos assim” porque o mercado interno continua em baixa. Segundo ele, as vendas para o exterior são a saída para o setor diante da crise. “As exportações são feitas mesmo sem uma condição mais adequada porque, se não fizer isso, vai fechar equipamentos, vai botar mais gente na rua”, disse. Do segundo semestre de 2016 até agora, a indústria siderúrgica nacional demitiu 5 mil trabalhadores, saltando de 41 mil para 46 mil postos de trabalho fechados.

Para estimular as exportações no setor, o IABr sugere mudanças na tributação, como o aumento da alíquota do Regime Especial de Reintegração de Valores Tributários para as Empresas Exportadoras (Reintegra), que devolve aos exportadores parte dos impostos cobrados na cadeia de produção.

Segundo Lopes, as medidas de recuperação da economia tomadas pelo governo ainda não tiveram impacto nas indústrias siderúrgica e de transformação. O executivo disse que as medidas são “meritórias” e “estão indo na direção correta para melhorar o país”, mas que darão resultados apenas no médio e longo prazo.

Para 2017, o instituto projeta cenário similar ao de uma década atrás, com crescimento de 3,8% da produção na comparação com 2016, alcançando 32,5 milhões de toneladas. A entidade também estima alta de 1,3% nas vendas internas (16,7 milhões de toneladas); crescimento de 6,4% nas exportações em quantidade (14,2 milhões de toneladas) e de 7,1% em valor (US$ 6 bilhões); e alta de 6,6% nas importações (2 milhões de toneladas) e 5,9% em valor (US$ 1,8 bilhão).

Cenário internacional

No cenário internacional, Lopes destacou dois pontos que podem dificultar o desempenho da indústria siderúrgica brasileira: um excedente na produção mundial de mais de 777 milhões de toneladas e políticas protecionistas do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, para o setor.

“Ele está olhando para o mercado dele. O aço tem que ser dele, tudo tem que ser dele. Ele está fechando o mercado de maneira muito ostensiva”.

Edição: Luana Lourenço

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Pessoas que usam máscaras caminham ao longo do cais do oceano enquanto os Estados Unidos passaram na quinta-feira um total de mais de 4 milhões de infecções por coronavírus durante o surto global da doença por coronavírus (COVID-19) em
Internacional

Estados Unidos tem mais 457 mortes por covid-19 nas últimas 24 horas

Embora Nova Iorque já não seja o estado com o maior número de infecções, continua a ser o que contabiliza mais mortes (32,7 mil), número superior ao de países como França ou Espanha.

Stephanie Soares
Esportes

A história peculiar de uma aposta do basquete brasileiro

Com apenas 20 anos de idade, a jogadora de basquete brasileira Stephanie Soares tem talento incomum. E uma trajetória também.

O presidente da Russia, Vladimir Putin, durante Diálogo dos Líderes com o Conselho Empresarial do BRICS
Internacional

Rússia anuncia primeira vacina contra a covid-19

Produto foi aprovado pelo Ministério da Saúde. A Rússia espera agora poder iniciar a aplicação em massa, mesmo que estejam ocorrendo ainda testes clínicos para comprovar a segurança do produto.

Idosos moradores do Lar São José, em Sobradinho, no Distrito Federal, recebem presentes de Natal
Direitos Humanos

Covid-19: mais de 330 abrigos de idosos já receberam doações

As instituições que já receberam as doações representam 67% dos abrigos cadastrados na primeira etapa da Campanha Solidarize-se, ação promovida pelo Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos.

Parque Nacional da Tijuca
Geral

Ingresso ao Parque Nacional da Tijuca está 80% mais barato

O desconto tem por objetivo estimular o turismo local e diminuir, a curto prazo, os impactos negativos no equilíbrio econômico-financeiro dos contratos, causados pela pandemia da covid-19.

nascentes devem ser protegidas
Geral

Prazo para inscrições no Prêmio ANA 2020 termina no sábado

Inscrições devem ser feitas pelo site da premiação. Cada participante pode inscrever mais de uma iniciativa. Além disso, poderão ser apresentados trabalhos indicados por terceiros.