Em vídeo divulgado nas redes sociais, Temer comenta baixa da inflação

Publicado em 10/01/2018 - 21:04 Por Marcelo Brandão - Repórter da Agência Brasil - Brasília

Em vídeo divulgado nas redes sociais, o presidente Michel Temer comemorou o fato da inflação ter fechado 2017 com alta acumulada de 2,95%, abaixo do piso estipulado pelo governo, que era 3%. O presidente se disse feliz em anunciar o fim da recessão atravessada pelo país nos últimos anos.

“É isso, meus amigos: estou feliz de poder anunciar que cumprimos em 2017 o compromisso de recuperar a nossa economia da recessão mais profunda de sua história”, disse. No vídeo, ele atribuiu a inflação do ano passado principalmente à queda do preço dos alimentos.

“A inflação baixa é resultado sobretudo da queda dos preços dos alimentos, graças à nossa safra recorde de grãos. Mas é fruto também de nossa equipe de governo ter tomado decisões econômicas corretas e equilibradas. Com os preços mais baixos nos supermercados, os salários têm melhor poder de compra e as famílias podem consumir mais”.

Temer dedicou o dia de hoje para divulgar a notícia. Ele convocou reunião com ministros da equipe política e econômica, no Palácio do Planalto, para celebrar os números.

PEC do Teto de Gastos

Já em participação no programa Voz do Brasil, no início da noite, Temer afirmou que a Emenda Constitucional que limita os gastos públicos, aprovada no fim de 2016, foi o ponto de partida para queda da inflação. Ele afirmou que a medida adotada pelo governo em seus primeiros meses foi a forma de combater a “grave crise” na qual o país se encontrava.

“Quando entramos no governo encontramos o país numa grave crise. Precisávamos retomar a confiança de todos para poder investir, gerar empregos. A crise tinha natureza fiscal. Tínhamos que estabelecer um teto para os gastos públicos”, disse Temer. “Enxugamos o orçamento, preservando investimentos em saúde e educação. O Brasil saiu da pior recessão da história e os números já comprovam isso”, completou.

Repetindo o que já havia dito mais cedo na reunião com ministros, Temer afirmou que a inflação baixa e juros menores valorizam o salário do consumidor. “O Brasil voltou e certamente teremos um 2018 ainda melhor”, concluiu.

Edição: Amanda Cieglinski

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Teste rápido de COVID-19
Saúde

Estado do Rio registra quase 179 mil casos de covid-19

A capital lidera o número de pessoas infectadas pelo novo coronavírus (74.421 casos). Em seguida vem Niterói (9.380) e São Gonçalo (9.298), ambas na Região Metropolitana.  

 


 

VITÓRIA ATLÉTICO MINEIRO E EMPATE DO SANTOS
Esportes

Flamengo perde para o Atlético mineiro no Maracanã

 

Na segunda rodada, o Atlético recebe o Corinthians em jogo previsto para  quinta-feira (13). Já o Flamengo enfrenta um dia antes (12), o Atlético Goianiense.

 

Manifestantes carregam bandeiras nacionais durante um protesto contra o governo no centro de Beirute, Líbano, em 20 de outubro de 2019
Internacional

Polícia entra em confronto com manifestantes em Beirute

Milhares de pessoas foram para a Praça do Parlamento e para a Praça dos Mártires Os manifestantes tentaram entrar em uma área isolada e invadiram os escritórios de ministérios.

Teste rápido de COVID-19
Saúde

Brasil registra 3 milhões de casos de covid-19 e 101 mil mortes

Dados foram divulgados pelo Ministério da Saúde no início da noite deste domingo (9). Nas últimas 24 horas, o país registrou 23.010 novos casos e 572 mortes. 

Esportes

STJD aceita pedido do Goiás e partida contra o São Paulo é adiada

Cancelamento ocorreu 10 minutos antes do jogo começar. É que 10 jogadores testaram positivo para o novo coronavírus, sendo 8 titulares. Partida ainda não tem nova data.

 

O filme Yover, produzido por Edison Sanchez e Miguel Zanguña Billalva, será exibido na Mostra Ecofalante
Geral

Mostra traz filmes de 24 países sobre questões ambientais e sociais

O 9 º Festival Ecofalante vai de 12 de agosto a 20 de setembro. Terá sessões online por causa da pandemia. Os filmes ficam disponíveis por períodos que variam de 24 horas a dez dias.