ANP diz que abastecimento de combustível está se normalizando

Publicado em 31/05/2018 - 09:38 Por Vitor Abdala – Repórter da Agência Brasil - Rio de Janeiro

A Agência Nacional de Petróleo (ANP) divulgou nota à imprensa informando que, no início da noite de ontem (30), o suprimento de combustíveis já estava sendo normalizado na maioria das capitais brasileiras. Apesar disso, às 18h de ontem, ainda havia protestos e bloqueios principalmente em estradas do interior.

De acordo com balanço feito às 18h pela ANP, em locais como os estados do Rio de Janeiro, Acre, Amapá, Amazonas, Espírito Santo, Ceará e em cidades paulistas como São Paulo, Campinas e Sorocaba, o fornecimento de combustíveis já ocorria sem problemas.

Greve de caminhoneiros causa desabastecimento de combustível em postos de gasolina da cidade de Teresópolis, na região serrana do Rio de Janeiro.
Abastecimento está voltando ao normal na maioria das capitais brasileirasJaneiro (Arquivo/Fernando Frazão/Agência Brasil)

Na maioria dos outros locais, a situação estava sendo normalizada, apesar de ainda haver desabastecimento em alguns pontos, principalmente em cidades menores.

Alguns locais enfrentavam mais problemas como o Rio Grande do Sul, onde havia escassez na Serra Gaúcha, e no Maranhão, onde a maioria das cidades do interior enfrentava desabastecimento.

Veja o informe completo da ANP, atualizado às 18h de ontem:

Região Centro-Oeste

Distrito Federal – Abastecimento de etanol anidro sendo normalizado com a chegada de caminhões.
Goiás – Abastecimento de combustíveis líquidos voltando ao normal.
Mato Grosso do Sul – O abastecimento na capital está sendo normalizado. O interior do estado ainda tem problemas, com algumas cidades desabastecidas.
Mato Grosso – O abastecimento está sendo feito com escolta do Exército e da Polícia. Interior ainda tem cidades sem combustível.

Região Nordeste

Alagoas – O abastecimento foi retomado no sábado. Em Arapiraca, a situação começa a se normalizar.
Bahia – Em Salvador a situação está se normalizando. O transporte público funciona com 100% da frota desde terça.
Ceará – Os postos de Fortaleza abastecem normalmente. As cidades do interior estão recebendo combustível.
Maranhão – São Luís com 80% dos postos abastecidos, com expectativa de normalização até o final da semana. No interior do estado, maior parte das cidades ainda enfrenta desabastecimento.
Paraíba – João Pessoa com cerca de 60% dos postos abastecidos. Campina Grande recebeu combustível na madrugada de quarta-feira.
Pernambuco - Estrada que liga ao Porto de Suape liberada a partir de quarta-feira. Postos de todos os municípios deverão receber caminhões vindos de Suape.
Piauí - A situação melhorou ao longo do dia de quarta-feira. Na capital, em torno de 50% dos postos já estão abastecidos.
Rio Grande do Norte - Desbloqueio da BR-406 possibilitou o recebimento de combustível de Guamaré.
Sergipe - Houve melhoras significativas depois da liberação de Suape. Não há mais pontos de bloqueio no estado.

Região Norte

Acre - Abastecimento normalizado.
Amazonas – Estado com abastecimento normalizado.
Amapá – Também plenamente abastecido.
Pará – Belém está abastecida. No interior ainda existem interdições nas estradas.
Rondônia – Abastecimento normal na capital Porto Velho. No interior, a situação ainda é complicada.
Roraima – Postos da capital sendo reabastecidos.
Tocantins – 25 caminhões-tanques abasteceram Palmas. As principais cidades estão sendo abastecidas por caminhões escoltados.

Região Sudeste

Espírito Santo – O carregamento de combustível está sendo feito com escolta.
Minas Gerais – Situação na Grande Belo Horizonte está sendo normalizada. Algumas estradas estão bloqueadas, dificultando o abastecimento em algumas regiões do estado.
Rio de Janeiro – O fornecimento de combustíveis está sendo feito sem problemas.
São Paulo – O abastecimento na capital, Campinas e Sorocaba praticamente normal.

Região Sul

Paraná – Postos de Curitiba estão recebendo combustíveis. Não há mais pontos de bloqueio nas estradas estaduais.
Rio Grande do Sul – Enfrenta protestos, mas abastecimento está sendo feito. Abastecimento melhorou na Serra Gaúcha, mas ainda há escassez de combustíveis.
Santa Catarina - Melhora significativa ao longo de quarta-feira. Já receberam gasolina Florianópolis, Joinville, Itajaí, Balneário Camboriú, Chapecó. Mas ainda há informes de bloqueios.

Edição: Kleber Sampaio

Últimas notícias