Ministro ressalta incentivo à indústria 4.0 com eliminação de imposto

Publicado em 28/06/2018 - 14:58 Por Marieta Cazarré - Repórter da Agência Brasil - Lisboa

Em visita a Portugal, o ministro da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC), Marcos Jorge, ressaltou hoje (28) a iniciativa brasileira de zerar as taxas de importação de robôs colaborativos, como incentivo ao incremento da chamada indústria 4.0. Marcos Jorge participou hoje do painel "Inovação e tecnologia como vetores de desenvolvimento", no Rock in Rio Innovation Week, em Lisboa.

"Pagávamos 14% para importar robôs e agora, numa decisão da Câmara de Comércio Exterior, um colegiado de ministros brasileiros, reduzimos esse imposto a zero. Não se paga mais nada para importar robôs colaborativos para trabalhar nas nossas indústrias", disse o ministro.

Ministro faz palestra no Rock in Rio Innovation Week, em Lisboa
Ministro faz palestra no Rock in Rio Innovation Week, em Lisboa (Marieta Cazarré-Agência Brasil)

Indústria 4.0 é o termo usado para designar a utilização da tecnologia digital no incremento à eficiência da cadeia produtiva.

Marcos Jorge disse ainda que a expectativa brasileira é superar a previsão de 18% de empresas brasileiras utilizando o conceito de indústria 4.0, em 2030. "Queremos induzir os 4% de empresas no Brasil que se utilizam desse conceito a replicarem isso para outros setores do tecido industrial brasileiro, para que possam evoluir, até 2030, mais rapidamente do que o previsto. Temos um estudo da própria Confederação Nacional da Indústria e a previsão é de irmos a 18% até 2030. Porém, nossa expectativa é que possamos acelerar a entrada desse conceito no chão de fábrica da indústria brasileira".

Após o painel do Rock in Rio Innovation Week, Marcos Jorge compareceu à premiação da Personalidade do Ano da Câmara de Comércio e Indústria Luso-Brasileira, na capital portuguesa. A entidade, que celebrou 70 anos de existência, se dedica ao apoio ao desenvolvimento econômico e comercial entre Brasil e Portugal.

Na tarde de hoje, o ministro foi à cidade de Évora, a cerca de 140 quilômetros de Lisboa, para visitar a fábrica da Embraer.

Edição: Fernando Fraga

Últimas notícias