ANP inicia 1º Ciclo da Oferta Permanente de blocos de petróleo e gás

Publicado em 10/09/2019 - 10:21 Por Cristina Indio do Brasil – Repórter da Agência Brasil - Rio de Janeiro

A Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) realiza, neste momento, a sessão pública do 1º Ciclo da Oferta Permanente, em que disponibiliza continuamente campos e blocos devolvidos ou em processo de devolução, como também blocos exploratórios ofertados em rodadas anteriores e não arrematadas. De acordo com a ANP, 47 empresas se inscreveram para participar do leilão, que ocorre no Hotel Windsor Guanabara, no centro do Rio.

Neste ciclo, foram apresentadas declarações de interesse a 273 blocos exploratórios em nove setores e 14 áreas com acumulações marginais localizadas em cinco setores.

Foram apresentadas declarações de interesse a 273 blocos exploratórios em nove setores e 14 áreas
Segundo a ANP, 47 empresas participarm do leilão - Cristina Indio do Brasil/Agência Brasil

Segundo a ANP, se houver mais de uma oferta para o mesmo bloco, vence a empresa ou consórcio que alcançar a maior pontuação, sendo que o bônus de assinatura tem peso de 80% e o PEM, de 20%.

Leilão

Na abertura do leilão, o diretor-geral da ANP, Décio Oddone, disse que o número de inscrições – 47 empresas – foi acima do que estimava o órgão regulador. “Abrimos o processo da oferta permanente na expectativa de que houvesse, pelo menos, a manifestação de interesse de uma empresa para a gente começar, acreditando que o processo ia ganhar velocidade à medida em que a venda dos ativos maduros da Petrobras fosse avançando e o tempo fosse dando condição para que novas empresas entrassem no mercado brasileiro”, afirmou. Ele destacou que, para a surpresa positiva da ANP, as manifestações superaram bastante as expectativas.

Para Oddone, o setor de petróleo do Brasil desperta interesse de investidores. “O que nós percebemos é que, hoje no Brasil, temos investidores, empreendedores, financiadores, técnicos disponíveis” , disse Oddone, acrescentando que faltava a oferta de áreas o que está ocorrendo hoje.

O ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, que também participou da cerimônia, afirmou que sente orgulho em participar pela primeira vez de um leilão de petróleo. “Estou muito orgulhoso e muito feliz. Vejo que as coisas estão andando, e as coisas andam pelo comprometimento das pessoas”, pontuou.

Albuquerque acrescentou que, hoje, os agentes do setor têm isonomia. “O pequeno, o médio e o grande empresário, empresas, indústrias, produtores, todos têm oportunidades. Vejo também como a nossa governança está sendo aperfeiçoada com segurança jurídica e regulatória e, o mais importante ainda para os investimentos virem para o Brasil, com previsibilidade. Tudo isso, somado, dá credibilidade também”, indicou. Segundo o ministro,, neste ano o governo ainda vai realizar mais três leilões de petróleo e gás natural.

Blocos Exploratórios

·        Bacia: Parnaíba

Setor: SPN-N

·        Bacia: Potiguar

Setor: SPOT-T2

·        Bacia: Potiguar

Setor: SPOT-T4

·        Bacia: Recôncavo

Setor: SREC-T1

·        Bacia: Recôncavo

Setor: SREC-T2

·        Bacia: Sergipe-Alagoas

Setor: SSEAL-T3

·        Bacia: Campos

Setor: SC-AR4

·        Bacia: Sergipe-Alagoas

Setor: SSEAL-AP1

·        Bacia: Sergipe-Alagoas

Setor: SSEAL-AUP2

Áreas Com Acumulações Marginais

·        Bacia: Espírito Santo

Setor: SES-T4

·        Bacia: Espírito Santo

Setor: SES-T6

·        Bacia: Potiguar

Setor: SPOT-T4

·        Bacia: Recôncavo

Setor: SREC-T4

·        Bacia: Sergipe-Alagoas

Setor: SSEAL-T3

Edição: Maria Claudia

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Com uma campanha de 16 jogos, com oito vitórias, seis empates e duas derrotas, o Palmeiras voltou a conquistar o título estadual depois de 12 anos
Esportes

Palmeiras vence Corinthians nos pênaltis e é campeão paulista

Com uma campanha de 16 jogos, com oito vitórias, seis empates e duas derrotas, o Palmeiras voltou a conquistar o título estadual depois de 12 anos.

Saúde

Rio de Janeiro confirma 178 mil casos e 14 mil mortes da covid-19

Números da secretaria estadual de Saúde mostram que a capital fluminense lidera o número de casos, com 74.403 pessoas infectadas. São Gonçalo (9.295) e Niterói (9.290) aparecem em seguida

Ministro Interino da Saúde, Eduardo Pazuello, participa da 34ª Reunião do Conselho de Governo
Saúde

Pazuello lamenta mortes por covid- 19 e destaca tratamento precoce

“Não se trata de números, planilhas ou estatísticas, mas de vidas perdidas que afetam famílias, amigos e atingem o entorno do convívio social”, disse o ministro interino da Saúde.

O Laboratório Central de Saúde Pública de Santa Catarina (LACEN) está realizando exames para identificação do novo coronavírus (COVID-19)
Saúde

Brasil registra mais de 100 mil mortes por covid-19

Dos 3.012.412 casos de pessoas infectadas pelo novo coronavírus no país, 2.094.293 (69,5%), mais da metade, são de recuperados. O balanço aponta ainda que o número de pessoas em acompanhamento é de 817.642 (21,1%).

Hospital de Campanha de São Gonçalo é inaugurado
Justiça

Rio: Justiça intima Witzel a manter aberto hospital de campanha

Justiça intimou o governador e o secretário de Saúde a cumprir, em 48 horas, ordem judicial de manter em operação o  Hospital de Campanha de São Gonçalo.

Vista aérea da torre Eiffel, em Paris
Internacional

Paris obriga uso de máscaras ao ar livre em áreas movimentadas

As regiões onde as máscaras serão obrigatórias serão detalhadas separadamente e avaliadas regularmente, informou a prefeitura da capital francesa.