Alta do investimento mostra qualidade do PIB, diz secretário

Waldery Rodrigues disse que ajuste fiscal está dando resultado

Publicado em 03/12/2019 - 17:08 Por Wellton Máximo - Repórter da Agência Brasil - Brasília

A alta do investimento em ritmo superior ao da expansão da economia mostra a qualidade do crescimento econômico, disse, hoje (3), o secretário Especial de Fazenda do Ministério da Economia, Waldery Rodrigues. Ele comentou a divulgação do resultado do Produto Interno Bruto (PIB, soma das riquezas produzidas no país) no terceiro trimestre, divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

De julho a setembro, o PIB cresceu 0,6% em relação ao trimestre anterior e 1,2% na comparação com o mesmo trimestre do ano passado. No mesmo período, os investimentos subiram 2% em relação ao trimestre anterior e 2,9% na comparação com o mesmo trimestre de 2018.

O secretário especial de Fazenda do Ministério da Economia, Waldery Rodrigues, apresenta o projeto da proposta da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2020.
Secretário Especial de Fazenda do Ministério da Economia, Waldery Rodrigues, diz que resultados da política de ajuste fiscal começam a aparecer - Arquivo/Agência Brasil

Para Rodrigues, os dados indicam que os resultados da política de ajuste fiscal do governo começam a aparecer. “São números extremamente importantes. Mostram que zelar pela política fiscal, controlar despesas, buscar um equilíbrio nas contas públicas têm alto retorno para a sociedade. A economia crescendo, tendo uma nova dinâmica, responde positivamente naquilo que mais interessa: emprego e renda”, disse.

Segundo o secretário, a aprovação das três propostas de emenda à Constituição (PECs) que reformulam o pacto federativo – relação entre a União e os governos locais – será importante para garantir o crescimento sustentável nos próximos anos.

“É um PIB de mais qualidade e um PIB colocado sob assertiva, sob trabalho transparente, conservador e com zelo fiscal. A intenção das três PECs do pacto federativo é exatamente termos o governo federal, os governos estaduais e municipais caminhando em direção à sustentabilidade fiscal. A Federação brasileira sairá fortalecida ao longo deste governo”, disse.

Edição: Fernando Fraga

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Geral

Prefeitura do Rio de Janeiro autoriza volta de eventos corporativos

De acordo com a prefeitura, até o momento as avaliações permitiram a antecipação de três setores da economia: os shoppings, o comércio de rua e agora os eventos de negócios.

Outbreak of the coronavirus disease (COVID-19), in Sao Paulo
Geral

São Paulo interdita 75 bares nos primeiros dias de abertura noturna

Além do horário, a fiscalização também tem observado se estão sendo colocadas mesas na calçada. A desinterdição deve ser solicitada na subprefeitura da região.

Moeda Nacional, Real, Dinheiro, notas de real,Cédulas do real
Economia

IGP-M sobe 1,46% na primeira prévia de agosto

Nos primeiros dez dias de julho, a taxa ficou em 1,18%. O Índice de Preços ao Produtor Amplo (IPA) e o Índice Nacional de Custo da Construção (INCC) respondem pela aceleração do IGP-M na prévia do mês.

Testes para detecção do Covid-19
Esportes

Covid-19: Corinthians recusa Einstein após atraso com exames do Goiás

Jogo ontem (9) foi suspenso em cima da hora devido a resultados positivos no Esmeraldino. Timão anuncia que recorrerá a "laboratório de confiança"  usado no Estadual. 

Sala de aula
Educação

Alunos do ensino médio público voltam às aulas presenciais no Amazonas

Cerca de 110 mil estudantes de 123 escolas da rede pública do estado devem retornar às salas de aula. Distanciamento social, uso correto de máscaras e aferição de temperatura são medidas obrigatórias.

Secretário de Saúde dos EUA, Alex Azar, fala durante encontro com presidente de Taiwan, Tsai Ing-wen
Internacional

EUA vão compartilhar vacina após garantir necessidade interna

Anúncio foi feito pelo secretário de Saúde dos Estados Unidos, Alex Azar, nesta segunda-feira. Há mais de 200 candidatos à vacina da covid-19 em desenvolvimento ao redor do mundo.