Gás de cozinha fica 5% mais caro a partir de hoje

Preço final ao consumidor dependerá de repasse pelas distribuidoras

Publicado em 27/12/2019 - 13:59 Por Akemi Nitahara - Repórter da Agência Brasil - Rio de Janeiro

A partir de hoje (27), o gás liquefeito de petróleo (GLP), conhecido como gás de cozinha, fica em média 5% mais caro para as distribuidoras. O reajuste foi confirmado pela Petrobras e se refere ao preço à vista e sem tributos. O preço final ao consumidor depende do repasse feito pelas distribuidoras.

Gás canalizado

O gás natural canalizado comercializado por 12 distribuidoras estaduais, por outro lado, deve ter uma redução de preço partir de janeiro. A queda está relacionada à mudança na formula do preço da molécula de gás indexada ao preço do petróleo.

Esse novo cálculo entrará em vigor com a renovação do contrato da Petrobras com as distribuidoras GásBrasiliano, São Paulo Sul, Comgás (parcialmente), BR Espírito Santo, Gasmig, CEG, CEG-RIO, Algás, Bahiagás, Sergás, Potigás e Pbgás. A redução média do gás vendido pela Petrobras às distribuidoras deverá ser de 10% em relação aos contratos anteriores, considerando-se o preço do petróleo na faixa de US$ 60 por barril.

*Matéria alterada às 12h30 do dia 31/12/2019 para correção. As informações do segundo e terceiro parágrafo dizem respeito ao gás natural canalizado, e não ao gás liquefeito de petróleo, como indicava o texto anterior.

Edição: Carolina Gonçalves

Últimas notícias