Brasileiros acreditam que inflação ficará em 5,6% em 12 meses

É o maior nível do indicador desde outubro de 2018, diz FGV

Publicado em 27/04/2021 - 09:17 Por Vitor Abdala - Repórter da Agência Brasil - Rio de Janeiro

A expectativa mediana de inflação dos consumidores brasileiros para os próximos 12 meses ficou em 5,6%. O levantamento, feito em abril deste ano, mostra um resultado 0,1 ponto percentual acima do mês anterior (5,5%). Esse também é o maior nível do indicador desde outubro de 2018, segundo a Fundação Getulio Vargas (FGV).

A pesquisa é feita com base em entrevistas com consumidores, que respondem à seguinte pergunta: na sua opinião, de quanto será a inflação brasileira nos próximos 12 meses?

A proporção de consumidores projetando valores acima do teto da meta de inflação para 2021 (5,25%) subiu de 43,8% em março para 51,8% em abril.

“O movimento de alta das expectativas medianas de inflação dos consumidores brasileiros para os próximos 12 meses vem sendo sustentada pela trajetória de alta dos preços de alimentos e bebidas nos últimos períodos. Além disso, a desvalorização da taxa de câmbio e a dificuldade de obtenção de matérias-primas influenciam os preços atuais, gerando expectativas de uma trajetória de aumento da inflação nos próximos meses”, disse a economista da FGV Claudia Perdigão.

Edição: Graça Adjuto

Últimas notícias