Invalid Scald ID.

Sisu: número de inscritos passa de 1,2 milhão e cresce 54% sobre 2013

Índice cresceu 54% em relação ao do ano passado, quando foram

Publicado em 05/06/2014 - 17:18 Por Mariana Tokarnia – Repórter da Agência Brasil* - Brasília

Sisu - banner

A segunda edição deste ano do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) bateu recorde no número de inscritos e registrou 1.214.259 candidatos, conforme balanço divulgado hoje (5) pelo Ministério da Educação (MEC). O número de inscritos cresceu 54% em relação ao do ano passado, quando foram registrados 788.819 candidatos.

O curso mais procurado foi medicina na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), com 26,2 mil inscritos e uma concorrência de 163,8 candidatos por vaga. Em seguida está direito, também na UFMG, com 20,3 mil inscritos e 101,79 candidatos por vaga. Em terceiro lugar, vem o curso de análise e desenvolvimento de sistemas no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, que recebeu 18 mil inscrições, 50,22 candidatos por vaga.

Cada candidato podia fazer até duas inscrições – no total, foram 2.346.405. Dessas, 927.957 foram feitas pela Lei de Cotas para escolas públicas e 80.033, por meio de ações afirmativas. Para a Lei de Cotas, a reserva no processo é de 41% das vagas, para as demais ações, das próprias instituições, 3%. Pela Lei de Cotas, a disputa registra 43,87 candidatos por vaga. A ampla concorrência ficou em 46,49 candidatos por vaga.

O Sisu é o sistema informatizado do MEC no qual instituições públicas de ensino superior oferecem vagas para candidatos participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A seleção tem duas edições a cada ano. Puderam participar aqueles que fizeram o Enem de 2013 e não tiraram zero na redação. Nesta edição do meio do ano, o sistema oferece 51.412 vagas. O crescimento da oferta foi inferior ao crescimento da demanda por vagas, 29% em relação ao ano passado.

O ministro da Educação, Henrique Paim, diz que o aumento da demanda é positivo e que o governo tem aberto novas oportunidades. "Temos uma consolidação do processo de seleção unificada. O crescimento importante do número de inscrições está relacionado a uma mudança de expectativa da nossa juventude em torno da educação superior", afirma Paim. "Isso está relacionado ao conjunto de oportunidades que vêm sendo abertas. Há um interesse maior pelo número de ofertas que o governo tem feito. É uma grande responsabilidade, mas os números demonstram que estamos acertando."

Amanhã (6) será divulgado o resultado da primeira chamada. As matrículas poderão feitas nos dias 9, 10, 11 e 13 deste mês. A segunda chamada está prevista para o dia 24, com matrículas de 27 de junho a 2 de julho. Os candidatos que não forem convocados nas duas chamadas poderão integrar a lista de espera.

No dia 12, data da abertura da Copa do Mundo, não haverá matrículas.

Edição: Nádia Franco

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Doleiro Dario Messer
Justiça

Doleiro Dario Messer fecha acordo judicial e vai devolver R$ 1 bilhão

De acordo com a força-tarefa da Lava Jato no Rio, o acordo permitirá a coleta de provas para investigações em andamento. Messer é suspeito de lavagem de dinheiro.

Medicamentos
Geral

Polícia apreende R$ 1 milhão em medicamentos desviados da rede pública

Foram apreendidas cerca de 800 caixas de remédio, muitos vencidos. Os agentes prenderam um homem acusado de integrar a quadrilha especializada neste tipo de crime.

Testes para detecção do Covid-19
Saúde

Covid-19: Brasil tem 104 mil mortes e 3,16 milhões de casos acumulados

Boletim do Ministério da Saúde revela que 2.309.477 pessoas se recuperaram da covid-19 desde o começo da pandemia. 

psg neymar
Esportes

PSG vence Atalanta no fim e vai à semifinal da Liga dos Campeões

Brasileiro Neymar tem atuação decisiva, participando diretamente dos dois gols da equipe da capital francesa.

Geral

PF fecha dois bingos clandestinos no centro do Rio de Janeiro

Em um dos endereços, localizado na zona portuária, foram apreendidas 30 máquinas caça níqueis. Em outro local, na Cinelândia, foram apreendidas outras 24 máquinas.

O presidente Jair Bolsonaro faz  declaração à imprensa na área externa do Palácio da Alvorada
Política

Bolsonaro, Maia e Alcolumbre defendem teto de gastos em pronunciamento

"Resolvemos, então, com essa reunião, direcionar mais ainda nossas forças para o bem comum daquilo que todos nós defendemos", disse o presidente Jair Bolsonaro.