Inep faz acordo para projetos educacionais

Publicado em 11/05/2015 - 16:01 Por Paula Laboissière - Repórter da Agência Brasil - Brasília

O secretário-geral da OEI, Paulo Speller e o da UNASUL, Ernesto Samper, durante assinatura de acordo de cooperação técnica entre a Organização dos Estados Ibero-americanos e a UNASUL (Elza Fiuza /Agência Brasil)

O secretário-geral da Organização dos Estados Ibero-Americanos, Paulo Speller, e o da Unasul, Ernesto Samper, assinam acordo de cooperação na área de educaçãoElza Fiúza/Agência Brasil

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) assinou hoje (11) com a Organização dos Estados Ibero-Americanos (OEI) acordo para o desenvolvimento de estudos, projetos e pesquisas, além de intercâmbio de especialistas, promoção de seminários e publicações sobre educação. O intuito é fortalecer estudos em áreas como educação, ciência, tecnologia e cultura.

O acordo prevê o acesso e a produção conjunta de informações estatísticas e atividades de formação de seus quadros de pessoal. Para o secretário-geral da OEI, Paulo Speller, a ideia é formalizar a boa relação mantida com o Inep. “Tem sido uma das instituições que mais têm nos apoiado. Trata-se de uma instituição com grande envergadura de trabalho e respeitabilidade”, destacou.

Um segundo acordo foi assinado pela Fundação SM e pela União de Nações Sul-Americanas (Unasul). O convênio visa a fortalecer a parceria entre as instituições na criação e no desenvolvimento de projetos em educação, valores, leitura e formação de docentes. A Fundação SM é espanhola e financia atividades destinadas à melhoria da qualidade e equidade na educação em países pobres da América Latina.

O convênio prevê um concurso ibero-americano de boas práticas em educação em defesa dos direitos humanos nas escolas e a colaboração com a Catedral da Paz, do governo da Colômbia, para o desenvolvimento da educação e da cultura em regiões menos favorecidas.

“Somos a região do século 21 e o elemento que vai nos colocar como região líder será a educação”, avaliou o diretor da Fundação SM, Leoncio Fernandez. O secretário-geral da Unasul, Ernesto Samper, lembrou que o órgão trabalha em busca do fortalecimento da democracia e que o acordo deve contribuir para preservar o processo.

Edição: Beto Coura

Últimas notícias