Projeto incentiva ingresso de aluno de escola pública do Rio no ensino superior

Publicado em 02/06/2015 - 20:20 Por Akemi Nitahara - Repórter da Agência Brasil - Rio de Janeiro

Para incentivar o ingresso no ensino superior, a Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro (Seeduc) implantou o projeto #PartiuUniversidade. A proposta acompanha o cronograma do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e de outras universidades que não aderiram ao Enem como forma de ingresso, além de incentivar a formação de grupos de estudo.

De acordo com a coordenadora de Inovação e Protagonismo Juvenil da Seeduc, professora Fernanda Lima,  o projeto fornecer ao aluno mais informações e dicas de estudos para ele se preparar para as provas.

“Denominamos o projeto de guia do estudante, porque enviamos, conforme a liberação dos cronogramas, a confirmação de data de inscrição e data da prova. A ideia é dar suporte, enviando os lembretes e informações e estimulando que as escolas formem grupos de estudo com questões de vestibular, questões de Enem”, explicou Fernanda Lima.

Segundo ela, toda a rede estadual foi incluída, abrangendo atualmente 120 mil estudantes da terceira série do ensino médio. Acrescentou que cada escola tem autonomia para trabalhar os grupos de estudo de acordo com a própria dinâmica.

“A proposta é que façamos uma rede de incentivo à participação, de modo a ampliar as possibilidades, apresentar novos caminhos e novas oportunidades para que eles estejam cada vez mais nas universidades. Trabalhamos com o protagonismo para o aluno visualizar as alternativas e poder fazer escolhas mais acertadas”.

As inscrições para o Enem começaram no dia 25 de maio e terminam nesta sexta-feira (5). Estudantes de escola pública concluintes do ensino médio em 2015 são isentos da taxa de R$ 63.  De acordo com balanço divulgado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) no fim da tarde de hoje (2), o número de inscritos já passa de 4,6 milhões. A expectativa do Inep é que passe de 9 milhões.

 

Edição: Armando Cardoso

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