Professores da Universidade Federal Fluminense encerram greve após 4 meses

Publicado em 30/09/2015 - 19:04 Por Da Agência Brasil - Rio de Janeiro

Após quatros meses em greve, os professores da Universidade Federal Fluminense (UFF) decidiram encerrar a paralisação. Em assembleia realizada ontem (29), eles resolveram reiniciar as aulas na próxima segunda-feira (5). Procurada, a reitoria da UFF disse que a decisão sobre o calendário letivo da universidade não é sua, é deliberação dos conselhos da instituição, e sairá nos próximos dias.
                      
Em uma das maiores assembleias da história da Associação dos Docentes da UFF (Aduff), com participação de 576 professores, uma ampla maioria de 464 docentes votou pelo encerramento da greve, 94 votaram pela permanência e nove se abstiveram. Em seguida, outra votação definiu que as atividades acadêmicas serão retomadas segunda-feira.

Apesar do fim da greve, uma carta do comando local de greve alertou que o término do movimento grevista não significa o fim da mobilização. Segundo o comando de greve, o movimento dos professores cumpriu o papel de combater o ajuste fiscal e de denunciar os graves problemas nas condições de trabalho nos campi de Niterói e em outros. O comando de greve acrescentou que, além disso, o movimento ajudou a pressionar o Ministério do Planejamento nas negociações salariais, que, apesar de não terem tido avanços significativos, ao menos fizeram com que o governo recuasse na política de reajuste zero.

De acordo com o vice-presidente da Aduff, Gustavo Gomes, o fim da greve representa uma nova fase de pressões e mobilizações porque a categoria entende que alguns problemas que motivaram a entrada em greve não foram resolvidos e estarão presentes na volta às aulas. Gomes disse que os problemas decorrem do corte orçamentário da educação. Ele citou a paralisação de obras dos prédios do projeto de expansão da UFF, o que obriga professores a dar algumas aulas em contêineres, e a diminuição da verba de custeio da universidade, o que implica a falta de pagamento de funcionários terceirizados e a diminuição do número de bolsas estudantis. "Temos uma série de limitações, que motivaram a greve e permanecem sem solução, mas que agora vão até ser agravadas”, afirmou.

Gomes ressaltou ainda a falta de insumos básicos em vários departamentos da universidade, que vão de material para sala de aula a produtos de limpeza. “A situação é muito precária e vem se agravando. Por isso, vamos manter a mobilização.”  Segundo o representante dos professores, o comando de greve vai se transformar em comando permanente de mobilização, com o objetivo de discutir os obstáculos no caminho do desenvolvimento da universidade.

Na assembleia de ontem, foi deliberada a garantia da reposição de aulas para os alunos para que eles não sejam prejucados. Uma comissão deve ser formada entre professores, alunos, funcionários técnicos e administrativos e representantes da reitoria para garantir a reposição total das aulas.

Edição: Nádia Franco

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Final Ceará e Bahia, Copa do Nordeste 2020
Esportes

Ceará e Bahia decidem o título da Copa do Nordeste 2020

Vozão venceu o jogo de ida e pode até perder pela diferença de um gol que levanta a taça. Já o Tricolor Baiano busca reverter a desvantagem para faturar o tetra.

National Institute of Allergy and Infectious Diseases Director Dr. Anthony Fauci attends daily coronavirus response briefing at the White House in Washington
Internacional

Fauci diz que estados norte-americanos deveriam considerar lockdown

Para principal especialista em doenças infecciosas dos EUA, é crucial que epidemia seja contida antes do outono no Hemisfério Norte, quando os casos de gripe comum disparam.

A Polícia Federal prende o banqueiro Eduardo Plass em nova etapa da Operação Hashtag, desbodramento da Lava Jato no Rio de Janeiro.
Geral

Polícia Federal faz operação contra fraudes nos Correios

Cargas eram distribuídas no fluxo postal sem faturamento ou com faturamento inferior, dando prejuízo de R$ 94 milhões aos Correios. Foram expedidos mandados de afastamento de funcionários.

Soccer Football - Brasileiro Championship - Flamengo v Ceara - Maracana Stadium, Rio de Janeiro, Brazil - November 27, 2019   Flamengo's Diego Alves, Diego and Everton Ribeiro celebrate with the trophy after winning the Brasileiro Championship
Esportes

Coluna – Quem vai brigar pelo título do Brasileirão 2020?

O jornalista Sergio du Bocage avalia as chances das equipes que vão disputar a Série A a partir do próximo fim de semana, com final previsto para 24 de fevereiro de 2021.

estudantes na Califórnia
Internacional

Professores fazem carreatas nos EUA contra reabertura de escolas

Profissionais de educação também pedem ajuda financeira para pais em necessidade, a suspensão das ordens de despejo, fechamentos e pagamento de auxílio em dinheiro. 

Unicamp
Saúde

Estudo da Unicamp apresenta nova forma para tratar esquizofrenia

 “O que a gente traz são proteínas que podem ser novos alvos terapêuticos para um tratamento mais eficaz da esquizofrenia”, disse o pesquisador Daniel Martins-de-Souza, que participou do trabalho.