Estudantes não chegam a consenso sobre desocupação de escolas em SP

Publicado em 18/12/2015 - 16:52 Por Daniel Mello - Repórter da Agência Brasil - São Paulo

Após mais de quatro horas de reunião, os representantes das escolas ocupadas em São Paulo não conseguiram chegar a um consenso sobre os rumos do movimento. O Comando das Escolas em Luta havia anunciado para hoje (18) a desocupação das instituições, mas, com o impasse, não foi possível articular uma ação ou posicionamento conjunto.

Algumas escolas estão sendo desocupadas em decisões tomadas localmente. Segundo a Secretaria  da Educação do Estado de São Paulo, de ontem (17) para hoje, uma instituição foi desocupada, deixando em 51 o número de colégios ocupados no estado.

Está marcado para a próxima segunda-feira (21), um ato em apoio à mobilização dos estudantes. A manifestação deverá começar às 17h no vão-livre do Museu de Arte de São Paulo (Masp), na Avenida Paulista, região central da capital.

Ontem a Justiça de São Paulo suspendeu o projeto de reorganização escolar do governo estadual para todo o ano de 2016. A liminar foi concedida pelo juiz Luis Felipe Ferrari Bedendi, da 5ª Vara de Fazenda Pública. A proposta prevê o fechamento de 93 escolas, além do remanejamento de estudantes, afetando um total de 311 mil alunos.

Após diversos protestos e a ocupação de cerca de 200 escolas, o governador Geraldo Alckmin recuou e revogou, no início do mês, o decreto que estabelecia a reorganização. Segundo ele, durante o ano que vem, a medida, que propõe separar estudantes por ciclo escolar (fundamental 1 e 2 e médio), será discutida “escola por escola”. 

Edição: Fábio Massalli

Últimas notícias