Rio assume pacto para alfabetizar crianças até 8 anos de idade

Publicado em 01/03/2016 - 23:23 Por Vladimir Platonow - Repórter da Agência Brasil - Rio de Janeiro

O estado do Rio de Janeiro assumiu, com o Ministério da Educação (MEC), o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. A assinatura ocorreu nesta terça-feira (1º), com as presenças do ministro da Educação, Aloizio Mercadante, e do governador do Rio, Luiz Fernando Pezão.

O pacto é um compromisso formal assumido pelos governos federal, do Distrito Federal, dos estados e municípios de assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas até os 8 anos de idade, ao fim do 3º ano do ensino fundamental.

Rio de Janeiro - O governador Luiz Fernando Pezão e o ministro da Educação, Aloizio Mercadante, durante lançamento do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa, no Palácio Guanabara (Fernando Frazão/Agê

O ministro Aloizio Mercadante disse que aprender a ler e escrever na idade certa é uma das principais ferramentas de cidadaniaFernando Frazão/Agência Brasil

O ministro disse que aprender a ler e escrever na idade certa é uma das principais ferramentas de cidadania. “Uma de cada quatro crianças não aprende a ler o que deveria até os 8 anos de idade. Uma entre cada três crianças não aprende a escrever o que deveria. E uma entre cada duas crianças não aprendem a matemática que precisariam até os 8 anos de idade. Nós temos evoluído, mas não na velocidade que o Brasil precisa.”

Segundo Mercadante, o objetivo é dar um salto de qualidade na educação. “Estamos reorganizando o programa, com as secretarias estaduais e municipais na gestão, produzindo um material pedagógico comum por região. Estamos pegando o Programa Mais Educação, que aumenta a jornada escolar em três horas por dia, e priorizando as 26 mil escolas que representam 70% do problema. Nós temos 180 mil escolas no Brasil e 26 mil, que é onde está o problema, nas periferias das cidades, nas cidades do interior, onde está a pobreza. É aí que está a dificuldade na alfabetização.”

Embora a alfabetização dos estudantes seja feita nas escolas municipais, o governador do Rio ressaltou que o pacto vai ajudar a preparar os alunos a chegarem ao ensino médio com uma qualidade maior de conhecimento. “A iniciativa beneficia o estado porque o aluno chega mais preparado. Nós já estamos tentando esta parceria com os municípios. De 92 cidades, 77 já aderiram. Isso tudo ajuda o estado nas notas dos alunos. Quanto mais prepararmos e ajudarmos os municípios, esses alunos chegarão mais preparados nas escolas do estado.”

Informações completas sobre o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa podem ser acessadas na página do MEC na internet.

Edição: Fábio Massalli

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
A ação tem sido empreendida pelo programa Produtor de Água para recuperar a Bacia Hidrográfica do Pipiripau, que já foi considerada uma das bacias mais problemáticas do Distrito Federal.
Geral

Prêmio ANA 2020 tem inscrições prorrogadas até 15 de agosto

O prêmio avalia iniciativas que contribuem para a segurança hídrica, gestão racional de recursos e soluções sustentáveis para o Brasil.

vacina Coronovac no Hospital das Clínicas de São Paulo.
Saúde

Mais cinco centros no Brasil iniciam testes com vacina chinesa

Os testes com a CoronaVac serão realizados em nove mil voluntários. Apenas profissionais da saúde que ainda não tiveram a doença e que atuam com pacientes com a covid-19 poderão participar.

Serviço de transporte para jogo Atlético x Cruzeiro no Independência
Esportes

América e Atlético duelam por vaga na final do Campeonato Mineiro

Galo tem a vantagem do empate e Coelho depende de vitória simples. Os times da capital Belo Horizonte entram em campo nesta quarta-feira (5), às 21h30.

Entrevista coletiva do ministro Roberto Barroso por videoconferência. Brasília-DF, 26/05/2020

Foto: Roberto Jayme/ASCOM/TSE
Política

Eleições municipais: votação deve ser estendida em pelo menos uma hora

Primeiros horários de votação seriam para maiores de 60 anos ou pessoas consideradas do grupo de risco para covid-19, disse o presidente do TSE, Luís Roberto Barroso.

Teste rápido de COVID-19
Saúde

São Paulo soma mais de 24 mil mortes pela covid-19

O estado contabilizou, nas últimas 24 horas, 9.676 novos casos da doença, chegando agora à soma de 585.265 casos confirmados desde o início da pandemia

Movimentação no comércio de São Paulo após reabertura.
Geral

Capital paulista poderá abrir bares e restaurantes até as 22h amanhã

Medida vale para todas as regiões com mais de 14 dias na Fase Amarela do Plano São Paulo. Estabelecimentos poderão permanecer abertos por no máximo 6 horas.