Inscrições para Parlamento Juvenil do RJ terminam esta semana

Publicado em 20/06/2016 - 19:58 Por Akemi Nitahara - Repórter da Agência Brasil - Rio de Janeiro

As inscrições para a décima edição do Parlamento Juvenil, projeto da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), terminam nesta sexta-feira (24). Na iniciativa, jovens estudantes são escolhidos para uma semana com rotina de deputados estaduais, com direito à apresentação de projeto de lei. Hoje (20), os deputados e ex-parlamentares juvenis fizeram um dia de mobilização pelo projeto, com palestras em escolas de todo o estado. 

O coordenador do projeto, deputado Wanderson Nogueira (Psol), visitou cinco escolas de Nova Friburgo, na Região Serrana, para debater com os estudantes a importância da política na vida de cada um. “Nós vamos às escolas e conseguimos fazer um debate muito interessante com eles sobre a importância de sermos cidadãos mais críticos, mais conscientes, mais participativos. E a gente trabalha muito essa questão da política, todos nós somos afetados pela política e todos nós somos seres políticos, então renegar a política é renegar a nós mesmos.”

Segundo Nogueira, este ano a receptividade ao debate político foi melhor do que no ano passado, após as ocupações de escolas promovidas por estudantes. “É o jovem assumindo o seu protagonismo. A grande questão que a gente não tem resposta ainda é de que forma assumir esse protagonismo, porque a democracia não é fim. É através do protesto? Do processo democrático oficial e institucional? Tudo isso acaba criando debate, mas é muito mais do que só o universo escolar deles. No ano passado eu percebi a molecada mais desencantada. Esse ano estou sentindo um encantamento muito maior, uma participação muito mais efetiva”, comparou.

Podem participar do Parlamento Juvenil estudantes do primeiro ou segundo ano do ensino médio da rede estadual, que tenham de 14 a 17 anos. O interessado deve se inscrever pelo site www.parlamento-juvenil.rj.gov.br e depois fazer campanha dentro colégio onde estuda. A votação em primeiro turno será no dia 6 de julho e cada escola escolherá um representante, que depois poderá fazer campanha em outros colégios do mesmo município para a votação em segundo turno, marcada para o dia 20 de julho.

Cada município elegerá um parlamentar juvenil e a capital, três. Além disso, os municípios com o maior número de candidatos poderão eleger dois estudantes. Até o momento, já há inscrições de alunos de 56 municípios fluminenses. As cidades de Duque de Caxias, Santo Antônio de Pádua e Cachoeira de Macacu possuem o maior número de candidatos.

Em outubro, os eleitos passarão por capacitação online e presencial e terão até o dia 11 de novembro para enviar seus projetos de lei. A Semana do Parlamento Juvenil ocorre de 20 a 26 de novembro, quando os eleitos vivenciarão o dia a dia de um deputado estadual e poderão discutir e aprimorar os projetos de lei criados por eles. Os melhores projetos podem virar lei no estado.

Edição: Luana Lourenço

Últimas notícias