UFRJ pede apoio ao MEC para recuperar áreas da universidade destruídas pelo fogo

Publicado em 07/10/2016 - 12:50 Por Douglas Corrêa - Repórter da Agência Brasil - Rio de Janeiro

O reitor da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Roberto Leher, informou hoje (7) que pediu apoio do Ministério da Educação (MEC) para recuperar as áreas da universidade atingidas por um incêndio na última segunda-feira (3). As pró-reitorias de Gestão e Governança e de Extensão, instaladas no oitavo andar da reitoria, na Cidade Universitária, na Ilha do Fundão, ficaram destruídas e mais de 8 mil documentos foram perdidos.

Na próxima segunda feira (10), Leher apresentará ao MEC uma estimativa de custos para recuperar instalações, acervos e equipamentos destruídos no incêndio e instalar escadas de emergência no prédio da reitoria. Um dos objetivos é solicitar a liberação de verbas extras orçamentárias existentes no ministério para situações emergenciais. Na ocasião, o reitor levará também projetos emergenciais para aperfeiçoar a prevenção de incêndios no Centro de Ciências da Saúde e no Instituto de Química. A universidade também buscará apoio da bancada do Rio de Janeiro no Congresso para modernizar instalações construídas entre as décadas de 1950 e 1970.

A pró-reitora de Extensão, Maria Malta, afirmou que a memória de 35 anos de eventos realizados pelo setor foi perdida, e que a universidade fará um esforço para recuperar os registros de atividades do setor, responsável pelos projetos com escolas, grupos artísticos, movimentos sociais e culturais.

Laudos

Ainda estão sendo aguardados os laudos da Polícia Federal e do Corpo de Bombeiros, mas a universidade também fará avaliações próprias de causas e danos, utilizando o conhecimento de servidores e professores do Centro de Tecnologia, Coppe e Faculdade de Arquitetura e Urbanismo.

A reitoria avalia que parte das aulas no edifício continuará suspensa por mais 15 dias. Na próxima semana, está prevista a retomada de atividades administrativas no térreo e segundo andar, que possuem subestação elétrica própria. O trabalho nos demais andares depende da substituição de outra estação, localizada na cobertura do prédio, que tem oito andares.

De acordo com o reitor Roberto Leher, “o coração da universidade foi atingido. Nós vamos reconstruir". Ele agradeceu pelo empenho dos servidores desalojados e destacou a solidariedade da comunidade universitária. Leher disse que a primeira grande tarefa será fazer o planejamento da transição de salas, processos e rotina de trabalho.

A administração central da universidade está funcionando provisoriamente no Centro de Ciências Matemáticas e da Natureza, na Ilha do Fundão.

Edição: Maria Claudia

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Economia

Lucro líquido da Eletrobras chega a R$ 4,6 bilhões no trimestre

Ebitda, sigla para lucros antes de juros, impostos, depreciação e amortização, foi R$ 7,8 bilhões, valor 483% maior do que o mesmo período de um ano atrás.

Rio de Janeiro - 12/08/2020 - Maracanã.
Fluminense enfrenta o Palmeiras esta noite no Maracanã pela 2ª rodada do campeonato brasileiro 2020.
FOTOS: LUCAS MERÇON / FLUMINENSE F.C.

.
IMPORTANTE: Imagem destinada a uso institucional e divulgação,
Esportes

Fluminense e Palmeiras ficam no empate no Maracanã

Luiz Adriano marcou para o Verdão. Evanílson fez o do Tricolor carioca. Ceará e Grêmio também não passam da igualdade

Bola, campeonato brasileiro
Esportes

CRB vence no fechamento da segunda rodada da Série B

Galo alagoano supera Oeste com gol do centroavante Léo Gamalho. Competição tem Juventude como líder.

Foto: Alexandre Vidal / Flamengo
Esportes

Atlético-GO supera Flamengo, que continua sem pontuar no Brasileiro

Apontado como um dos favoritos ao título, time da Gávea soma duas derrotas em duas rodadas. Em Salvador, Bahia vence Coritiba por 1 a 0.

Brasília 60 Anos - Congresso Nacional
Política

Congresso derruba cinco vetos presidenciais

Entre os vetos derrubados está o do projeto que dispensa a exigência de licitação para contratação de advogados e contadores pela administração pública. 

atlético-mg x corinthians
Esportes

Brasileiro: Atléticos vencem e Botafogo empata na abertura da rodada

Time do argentino Jorge Sampaoli derrota Corinthians de virada em casa e lidera campeonato ao lado do xará paranaense.