UFRJ suspende aulas em faculdades após incêndio no prédio da reitoria

Publicado em 04/10/2016 - 19:40 Por Douglas Correa – Repórter da Agência Brasil - Rio de Janeiro

A Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) decidiu, em reunião nesta tarde, suspender até a próxima sexta-feira (7) todas as atividades acadêmicas do prédio da reitoria, atingido, na noite de ontem (3) por um incêndio. No prédio, funcionam a Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, a Escola de Belas Artes e o Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional. As chamas atingiram as salas da Pró-Reitoria de Gestão e Governança e, parcialmente, as pró-reitorias de Finanças e de Pessoal. O incêndio foi no oitavo andar do prédio, na Ilha do Fundão.

A direção das faculdades atingidas estão avaliando a necessidade de salas para que as aulas sejam retomadas dentro de poucos dias. A expectativa é que as aulas recomecem na próxima segunda-feira (10). Equipes técnicas estão levantando a situação das salas atingidas, e um relatório será publicado em breve. 

A reitoria da UFRJ solicitou apoio do Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia (Coppe/UFRJ) para elaborar um laudo sobre possíveis comprometimentos estruturais da edificação. A parte elétrica do prédio e a rede de informática já estão sendo avaliadas pela prefeitura da UFRJ e pela Superintendência de Tecnologia da Informação e Comunicação.

Instalação

Provisoriamente, a reitoria será instalada no Centro de Ciências da Matemática e da Natureza, assim como as pró-reitorias. As atividades administrativas não serão suspensas, com a finalidade de assegurar a solução de questões burocráticas da instituição de ensino. 

Em nota, a reitoria agradeceu a solidariedade das demais universidades federais, estaduais e da comunidade acadêmica nacional e internacional.

De acordo com a nota, a reitoria marcará reuniões com o Ministério da Educação e as outras pastas diretamente relacionados a universidades, além de buscar apoio de instituições como o Congresso Nacional.

Edição: Nádia Franco

Últimas notícias