Jogos Universitários devem levar 4 mil atletas a Maringá

Publicado em 06/11/2018 - 14:46 Por Vinícius Lisboa - Repórter da Agência Brasil - Rio de Janeiro

Cerca de 4 mil alunos-atletas devem passar por Maringá até o dia 11 de novembro para disputar medalhas nos Jogos Universitários Brasileiros (JUBs), competição que está em sua 66ª edição. Os jogos começaram no último domingo e reúnem competidores de 15 modalidades desportivas e paradesportivas. 

Participam do JUBs atletas de todos os estados do país, em busca de medalhas tanto em modalidades tradicionais como o atletismo e natação quanto em competições menos convencionais, como os e-sports (jogado com videogames) e o skate, que também fará parte do calendário olímpico nos Jogos de Tóquio, em 2020. 

Além das medalhas na competição, os atletas disputam vagas nos Jogos Universitários Sul-Americanos e na Universíade, considerada a olimpíada universitária, que será disputada na Itália em 2019. A competição chega a reunir 10 mil atletas e teve sua última edição realizada em Taipei, capital de Taiwan. 

Segundo a Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU), a realização do JUBs deve injetar R$ 12 milhões na cidade paranaense, já que 20 hotéis são ocupados no decorrer da competição.

Modalidades

As 15 modalidades presentes no JUBs são atletismo, atletismo paradesportivo, basquete, ciclismo, futsal, handebol, judô, natação, natação paradesportiva, vôlei, vôlei de praia, JUBs acadêmicos (competição de trabalhos científicos) e skate, além dos jogos eletrônicos FIFA 2018 e League of Legends.

O esporte universitário fez parte da formação de grandes nomes do esporte brasileiro, e 50% das medalhas conquistadas pelo Brasil nos jogos do Rio de Janeiro vieram de atletas que passaram pela categoria. 

Entre os atletas de destaque que já competiram pelo esporte universitário estão o técnico Bernardinho, a ginasta Daiane dos Santos, a judoca Sarah Menezes e a nadadora Joanna Maranhão.

 

Edição: Davi Oliveira

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Incêndios florestais no DF
Geral

Defesa Civil reconhece situação de emergência em municípios de MS

A medida consta da Portaria nº 2.127, de 5 de agosto de 2020, da  Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil, publicada no Diário Oficial da União desta quinta-feira, e atingem os municípios de Corumbá e Ladário.

Times Square, permanece relativamente tranquilas devido ao surto contínuo da doença por coronavírus (COVID-19) no bairro de Manhattan em Nova York
Internacional

Nova York reforça fiscalização de quarentena

O prefeito Bill de Blasio disse, em entrevista, que, em certas circunstâncias, as multas por não observar a ordem de quarentena podem chegar a US$ 10 mil. 

Médicos fazem treinamento no hospital de campanha para tratamento de covid-19 do Complexo Esportivo do Ibirapuera.
Saúde

Senai ensina indústrias a produzirem EPI contra novo coronavírus

Maioria das empresas selecionadas, 189 das 350, deve produzir máscaras de uso comum, e 33 ofertarão máscaras cirúrgicas. Estão previstas consultorias para a produção de escudos faciais.

Destruição provocada por explosão em Beirute
Internacional

Banco Mundial diz que está pronto para ajudar na recuperação do Líbano

Pelo menos 135 pessoas morreram e 5 mil ficaram feridas em forte explosão no porto de Beirute, na terça-feira (4), que também deixou cerca de 250 mil desabrigados. 

Bola, campeonato brasileiro
Esportes

Treze avança e garante clássico de Campina Grande na final paraibana

Galo da Borborema vence Botafogo no tempo normal e nas penalidades, e se garante na grande final da competição.

chape criciuma
Esportes

Chapecoense e Brusque se classificam para final do Catarinense

Verdão superou Criciúma na disputa de pênaltis, enquanto Quadricolor passou por Juventus com empate sem gols.