Agência Brasil é finalista no Prêmio Abmes de Jornalismo

Texto selecionado aborda ingresso de indígenas na educação superior

Publicado em 10/07/2019 - 16:24 Por Agência Brasil - Brasília

A Agência Brasil é finalista na 3ª edição do Prêmio Abmes de Jornalismo, com a reportagem Ingresso de indígenas em faculdades é nove vezes maior do que em 2010, da repórter Mariana Tokarnia. A reportagem concorre na categoria Internet Nacional.

O texto mostra que, apesar das dificuldades que eles ainda enfrentam para entrar e se manter no ensino superior, o número de estudantes indígenas nessa etapa passou de 2.723, em 2010, para 25.670, em 2017. "Fiquei muito feliz com a indicação. Não apenas pela relevância do prêmio, mas pela importância do assunto tratado na reportagem", disse a repórter.

A reportagem conta a história de Maritana Silva dos Santos Neta que, aos 35 anos, vive um sonho que tinha desde os 16 anos: cursar engenharia civil. Indígena do povo Tuxá de Banzaê, da Bahia, foi com uma bolsa de 50% na Faculdade Zacarias de Goés, no municipio baiano de Valença, que ela conseguiu estudar.

"O texto é também sobre as vantagens, para as instituições de ensino e para o país, como um todo, de ter estudantes das mais diversas origens e com diferentes histórias. Isso certamente garante abordagens acadêmicas diferenciadas, que fazem com que cresçamos como sociedade", disse Mariana.

O prêmio, organizado pela Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (Abmes), tem como objetivo incentivar a produção de reportagens e matérias que abordem a educação superior no Brasil. Ao todo foram selecionados 24 finalistas, que concorrerão a oito prêmios. Ao todo, serão distribuídos R$ 100 mil aos vencedores.

Os finalistas foram selecionados por uma comissão composta por três membros da Academia Brasileira de Letras (ABL): o educador, jornalista e escritor Arnaldo Niskier; o advogado, jornalista, professor, ensaísta e poeta Marcos Vilaça; e o jornalista Merval Pereira. A comissão se reuniu na última quinta-feira (4), no Rio de Janeiro.

O anúncio dos vencedores será feito no dia 6 de agosto, em Brasília. A 3ª edição do Prêmio Abmes de Jornalismo teve 296 reportagens inscritas.

Edição: Nádia Franco

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
 senador Marcos Rogério (DEM-RO)
Política

Senado  ratifica o Protocolo de Nagoia no Brasil

Documento aprovado no Senado regulamenta o acesso e a repartição de benefícios dos recursos genéticos da biodiversidade. O texto segue para promulgação.

Live da Semana - Presidente Jair Bolsonaro - 06/08/2020
Política

Pazuello diz que estados estão mais preparados para enfrentar pandemia

Ministro interino da Saúde participou de live ao lado do presidente. Mudança de protocolo do ministério foi um dos fatores que deixou estados mais preparados.

A cúpula  maior, voltada para cima, abriga o Plenário da Câmara dos Deputados.
Política

Senado aprova redução de prazos para revalidação de diplomas

O PL prevê a revalidação em prazo entre 30 e 60 dias no caso de instituições estrangeiras reconhecidas pelo Ministério da Educação e contam com um processo simplificado. 

Escola fechada por cinco dias após relatos de coronavírus.
Justiça

Justiça suspende retorno das aulas presenciais na rede privada do DF

A retomada foi autorizada na terça-feira pela primeira instância após outra decisão que a proibiu. Algumas escolas chegaram a retomar as atividades nesta quinta-feira.

Saúde

Ministério da Saúde monitora síndrome em crianças associada à covid-19

Síndrome inflamatória multissistêmica ocorre em crianças de 7 meses a 16 anos. Até agora, foram notificados 71 casos no Brasil e registradas três mortes.

Incêndio no Parque Nacional da Serra dos Órgãos (Divulgação/Parnaso)
Geral

Bombeiros combatem fogo na Serra dos Órgãos pelo terceiro dia seguido

Criado em 1939, o Parnaso é o terceiro parque mais antigo do país e costuma ser procurado para prática de esportes de montanha, como escalada, caminhada e rapel.