Vestibular Estadual do Rio suspende calendário até o fim do isolamento

Novo calendário será divulgado com fim de medidas de isolamento

Publicado em 31/03/2020 - 12:45 Por Vinícius Lisboa - Repórter da Agência Brasil - Rio de Janeiro

A Pró-Reitoria de Graduação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) anunciou ontem (30) que o calendário do Vestibular Estadual 2021 será substituído. Um novo calendário será divulgado quando forem encerradas as medidas de isolamento social, estabelecidas por decretos estaduais como forma de prevenção ao novo coronavírus.

A decisão suspende a realização do 1o Exame de Qualificação, que seria aplicado no início de junho. No vestibular estadual do Rio de Janeiro, os candidatos têm dois exames de qualificação com questões objetivas para obter nota mínima e seguir para a segunda fase, que é discursiva. O desempenho nos exames de qualificação também garante pontos extras para a nota final do Exame Discursivo.

O cronograma do Vestibular 2021 estava em andamento, já que o prazo para pedir isenção da taxa de inscrição do 1o Exame de Qualificação terminou em 13 de março. O resultado dos pedidos seria divulgado em 8 de abril.

O Vestibular Estadual do Rio de Janeiro seleciona os candidatos a vagas de graduação na Uerj e ao curso de formação de oficiais da Academia de Bombeiro Militar D. Pedro II, do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro.

O estado do Rio de Janeiro está sob medidas de isolamento social desde 16 de março, quando começou a valer a suspensão de aulas nas redes pública e privada. As medidas foram gradativamente ampliadas, até determinarem o fechamento do comércio em 24 de março. As restrições ao funcionamento de diversos estabelecimentos terminariam hoje, mas foram renovadas ontem por mais 15 dias

A Secretaria Estadual de Saúde do Rio recomenda que as pessoas saiam de casa apenas para comprar bens essenciais ou buscar atendimento médico, já que especialistas consideram que o isolamento social é uma das principais formas de conter a disseminação do coronavírus.

A doença é transmitida facilmente por meio do contato com gotículas que uma pessoa doente pode liberar ao espirrar, tossir, falar ou respirar. Essas gotículas carregam o vírus e também podem deixar superfícies e objetos contaminados, o que requer cuidados de higiene constantes. 

Para evitar o contágio, é preciso lavar as mãos com água e sabão ou álcool 70% sempre que tocar em um local possivelmente contaminado, e não encostar no rosto antes fazer essa higienização

Edição: Lílian Beraldo

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Live Jair Bolsonaro 13.08.2020
Política

Bolsonaro: não existe tentativa de furar o teto de gastos

Bolsonaro defendeu a realização de investimentos públicos em áreas sociais e obras de infraestrutura, mas disse que não existe tentativa de "golpe" para "furar o teto".

A partir de hoje (17) estão liberadas as práticas de esportes coletivos como vôlei, futevôlei, beach tennis e futebol nas praias do Rio de Janeiro.
Geral

Senado aprova auxílio de R$ 600 para trabalhadores do esporte

O Senado aprovou hoje um projeto de lei que regulariza o recebimento do auxílio emergencial por funcionários e atletas do setor de esportes.

Edifício sede do Superior Tribunal de Justiça STJ
Justiça

Ministro do STJ revoga prisão domiciliar de Queiroz e esposa

 Fabrício Queiroz é investigado em um suposto esquema de rachadinha na Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro. 

Vista geral da favela Morro Azul, na zona sul do Rio de Janeiro.
Geral

Rio: 1,4 mil mortes por covid-19 foram em favelas, mostra painel

Número se referem às favelas da capital. O estado do Rio de Janeiro registrou 14.080 óbitos desde a chegada do novo coronavírus no Brasil, dos quais 8.612  na capital.

O TSE aumentou o esquema de segurança para acessar o prédio do tribunal neste domingo
Justiça

TSE adia decisão a respeito de tese sobre abuso de poder religioso

Até o momento, os ministros Alexandre de Moraes e Tarcísio de Carvalho Neto votaram contra a medida. Somente o relator, Edson Fachin, defendeu a tese para punição. 

Escola fechada por cinco dias após relatos de coronavírus.
Justiça

TJRJ determina que escolas se preparem para retorno, mesmo em greve

Decisão diz que 70% dos funcionários do administrativo devem retornar ao trabalho presencial, mesmo durante a greve, para prepararem a volta às aulas.