Seis estados brasileiros são reconhecidos como livres da febre aftosa

A partir de setembro, não será preciso mais vacinar os rebanhos

Published on 14/08/2020 - 12:13 By Anna Luísa Praser - Brasília

A partir de setembro, seis estados brasileiros não vão precisar mais vacinar os rebanhos contra a febre aftosa. É que eles foram reconhecidos pelo Ministério da Agricultura como livres da doença.

A instrução normativa, assinada pela Ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento Tereza Cristina, traz 48 diretrizes gerais para o monitoramento da doença. A medida é para colocar em prática o Programa Nacional de Vigilância para a Febre Aftosa.

Entre as principais mudanças no texto, publicado na edição desta sexta-feira (14) do Diário Oficial, estão a permissão do ingresso de animais vacinados - destinados para o abate e a exportação - em zonas livres sem vacinação.

Também será permitido o retorno de animal originário de zona livre sem vacinação, para participação em feiras ou centrais de inseminação localizadas em zona livre com vacinação.

As novas diretrizes regulamentam a circulação de alguns produtos de origem animal entre as zonas livres sem vacinação para as zonas livres com vacinação.

A norma também obriga que produtores atualizem o cadastro do rebanho, pelo menos uma vez ao ano e que os transportadores de animais tenham um cadastro junto ao Serviço Veterinário Oficial.

Essas regras valem para o Acre, Paraná, Rio Grande do Sul e Rondônia, e parte dos territórios dos Estados do Amazonas e de Mato Grosso, unidades da federação que foram liberadas da vacina.

 

Edition: Adrielen Alves

Últimas notícias
Health

Anvisa avalia proibição de cigarros eletrônicos

A Anvisa decide nesta sexta-feira se mantém a proibição da venda, fabricação, importação e propaganda de cigarros eletrônicos, os vapes.

Baixar arquivo
Sports

Estreias e clássicos agitam o fim de semana do futebol

E começamos com o resultado desta quinta-feira, na segunda rodada do Campeonato Brasileiro. O Botafogo venceu o Atlético Goianiene no Nilton Santos por 1 a 0.

Baixar arquivo
Health

Liminar suspende norma do CFM sobre procedimento pré-aborto

A Justiça Federal no Rio Grande do Sul suspendeu, por meio de uma liminar, a resolução aprovada pelo Conselho Federal de Medicina que proíbe a chamada assistolia fetal para interrupção de gravidez.

Baixar arquivo
Human Rights

Santuário dos Pajés, em Brasília, resiste a expansão mobiliária

No Distrito Federal, o território indígena tem 32,5 hectares demarcados, mas ainda espera os últimos trâmites burocráticos.

Baixar arquivo
Economy

Quais são os erros mais comuns de quem declara o Imposto de Renda?

Saiba quais são os erros mais comuns na hora de declarar o Imposto de Renda 2024 e como evitá-los. Material faz parte do especial Tira-Dúvidas do IR 2024.

Baixar arquivo
Justice

MPF e Defensoria cobram indenização por crise de oxigênio no Amazonas

O Ministério Público Federal e a Defensoria Pública do Estado do Amazonas entraram com uma ação civil pública na 1ª Vara Federal da Seção Judiciária do Amazonas contra o Governo Federal, o Estado do Amazonas e o Município de Manaus cobrando uma indenização no valor de 4 bilhõe

Baixar arquivo