Mourão defende bioeconomia sustentável para desenvolver Amazônia

Vice-presidente participa do programa Brasil em Pauta, da TV Brasil

Published on 16/08/2020 - 16:12 By Maíra Heinen - Brasília

O vice-presidente Hamilton Mourão, à frente do Conselho Nacional da Amazônia Legal desde fevereiro, acredita que o Estado brasileiro precisa estar mais presente na região para a atuação em várias vertentes, principalmente na fiscalização ambiental. Em entrevista ao programa Brasil em Pauta, da TV Brasil, ele apresentou os principais esforços do governo brasileiro para que a Amazônia se desenvolva de forma sustentável. O programa vai ao ar neste domingo (16), às 19h30.

 

Passando por diversos temas como bioeconomia, regularização fundiária e agronegócio, Mourão destacou a importância da fiscalização ambiental na região e o legado ambiental que deve ser deixado para as gerações futuras.

 

Para tornar a fiscalização ambiental mais eficiente, Hamilton Mourão destacou o novo satélite que será entregue no próximo ano, para que o sistema de alerta de desmatamento seja diário.

Ainda sobre o trabalho de proteção ambiental, Mourão também citou a importância das Forças Armadas como principal instituição de estado efetivamente presente na Amazônia, mas reforçou a importância de se fortalecer as agências de fiscalização ambiental.

O vice-presidente acredita que a bioeconomia seja uma das principais formas de desenvolvimento da região com responsabilidade mas, para ele, é necessário melhorar a infraestrutura logística sustentável, aproveitando as hidrovias, construindo pequenos portos, além de atrair financiamento do setor privado e fazer a regularização fundiária.

Edition: Ana Pimenta

Últimas notícias
Economy

Reforma tributária: Haddad leva texto da regulamentação ao Congresso

O documento tem mais de 300 páginas e 500 artigos com as regras do novo sistema de cobrança de impostos. Ele substitui cinco impostos por dois, um federal e um para estados e municípios.

Baixar arquivo
Politics

Congresso Nacional adia análise de vetos presidenciais

A ideia é dar mais tempo para os líderes do governo e da oposição entrarem em acordo para a votação.

Baixar arquivo
International

Presidente de Portugal reconhece culpa pela escravidão no Brasil

O presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, admitiu que seu país tem responsabilidade pelos crimes da era colonial, como tráfico de pessoas na África, massacres de indígenas e saques de bens.

Baixar arquivo
General

Preso, Chiquinho Brazão fala no Conselho de Ética da Câmara por vídeo

Brazão, acusado de ser um dos mandantes do assassinato da vereadora Marielle Franco, está preso há um mês e é alvo de pedido de cassação apresentado pelo PSOL.

Baixar arquivo
Segurança

CCJ da Câmara aprova lei que permite aos estados decidirem sobre armas

Pelo projeto de lei, os estados poderiam decidir sobre a posse e o porte de armas. Parlamentares favoráveis à proposta acreditam que diferenças estaduais precisam ser respeitadas. Já os contrários, afirmam que regras sobre armas devem ser definidas por uma lei nacional. Base do governo aponta inconstitucionalidade da medida.

Baixar arquivo
Sports

Libertadores: Flamengo e Palmeiras terão duelo contra altitude

Nesta quarta-feira (24), Flamengo vai a La Paz, na Bolívia, para enfrentar o Bolívar. E Palmeiras vai a Quito, no Equador, para encarar Independiente del Valle. 

Baixar arquivo