Prefeitura do Rio prorroga a atual fase de flexibilização

A decisão é para avaliar o impacto de algumas medidas

Published on 17/08/2020 - 12:18 By Raquel Júnia - Rio de Janeiro

A Prefeitura do Rio de Janeiro decidiu prorrogar a atual etapa de flexibilização das atividades, e só dará início daqui a 15 dias a fase seis, que começaria nesse domingo (16). A decisão é para avaliar o impacto de algumas medidas, como a reabertura dos pontos turísticos que, apesar de autorizados desde o início de agosto, só voltaram a receber visitantes no último sábado (15)

O adiamento, segundo a Prefeitura, foi decidido pelo comitê científico que assessora as ações do executivo municipal em relação à Covid-19. A fase seis prevê a volta de eventos culturais e a reabertura de teatros e cinemas.

O prefeito Marcelo Crivella afirmou que os indicadores da cidade sustentam o avanço da flexibilização, mas o comitê preferiu adotar a precaução. Crivella também fez um apelo para que população e empresários, principalmente dos bares da zona sul, evitem aglomerações.

A Prefeitura afirmou também que o impacto da desmobilização de leitos dos dois hospitais de campanha administrados pela rede privada, em parceria com o governo do Estado, deve ser levado em conta para que o Rio avance nas medidas de abertura.

Na próxima quinta-feira (20), deverão ser desmobilizados 100 leitos de enfermaria e 100 de UTI do Lagoa-Barra; e, em 11 de setembro, 116 de enfermaria e 84 de CTI da unidade Parque dos Atletas.

Ainda de acordo com a Prefeitura, as decisões são baseadas em indicadores como a velocidade da curva de contágio, ocupação de leitos e queda no número de óbitos, e que todas as fases estão sujeitas a alterações e a reavaliação do conselho científico.

A taxa de ocupação atualizada dos leitos de UTI SUS da capital destinados à Covid está em 63% e de enfermaria em 42%.

O Estado do Rio de Janeiro atingiu nesse domingo(16) 14.562 mortes em decorrência do coronavírus; e 194.279 casos confirmados. Foram 55 óbitos e 4.388 registros de infecção a mais durante o final de semana, segundo os dados da Secretaria Estadual de Saúde.

 

 

Edition: Sâmia Mendes

Últimas notícias
Health

OMS: Vacinas salvaram 154 milhões de vidas em 50 anos

Os esforços globais de imunização têm sido fundamentais, salvando aproximadamente 154 milhões de vidas nos últimos 50 anos, conforme indicado por um estudo conduzido pela Organização Mundial de Saúde (OMS), revelado recentemente.

Baixar arquivo
Economy

Reforma tributária: Haddad leva texto da regulamentação ao Congresso

O documento tem mais de 300 páginas e 500 artigos com as regras do novo sistema de cobrança de impostos. Ele substitui cinco impostos por dois, um federal e um para estados e municípios.

Baixar arquivo
Politics

Congresso Nacional adia análise de vetos presidenciais

A ideia é dar mais tempo para os líderes do governo e da oposição entrarem em acordo para a votação.

Baixar arquivo
International

Presidente de Portugal reconhece culpa pela escravidão no Brasil

O presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, admitiu que seu país tem responsabilidade pelos crimes da era colonial, como tráfico de pessoas na África, massacres de indígenas e saques de bens.

Baixar arquivo
General

Preso, Chiquinho Brazão fala no Conselho de Ética da Câmara por vídeo

Brazão, acusado de ser um dos mandantes do assassinato da vereadora Marielle Franco, está preso há um mês e é alvo de pedido de cassação apresentado pelo PSOL.

Baixar arquivo
Segurança

CCJ da Câmara aprova lei que permite aos estados decidirem sobre armas

Pelo projeto de lei, os estados poderiam decidir sobre a posse e o porte de armas. Parlamentares favoráveis à proposta acreditam que diferenças estaduais precisam ser respeitadas. Já os contrários, afirmam que regras sobre armas devem ser definidas por uma lei nacional. Base do governo aponta inconstitucionalidade da medida.

Baixar arquivo