Rio de Janeiro tem menor número de homicídios dolosos desde 1991

Published on 17/08/2020 - 18:54 By Solimar Luz - Rio de Janeiro

O número de homicídios dolosos caiu 19 por cento em julho deste ano, em relação ao mesmo período do ano passado.

Este é o menor índice de homicídios intencionais de toda a série histórica iniciada em 1991 pelo Instituto de Segurança Pública do Estado do Rio de Janeiro (ISP). 

Segundo a diretora-presidente do ISP, Adriana Pereira Mendes, de janeiro a julho deste ano foram 2.153 vítimas em 2020, contra 2.403 no mesmo período de 2019; ou seja, 250 mortes a menos.

Já o número de casos de violência contra a mulher cresceu: de acordo com dados do Monitor da Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher, divulgados pelo ISP, embora o número de ocorrências registradas tenha diminuído, a proporção de crimes mais graves que ocorreram em casa aumentou. 

No período estudado, entre 13 de março, quando começou o isolamento social no estado, até 31 de julho, os crimes mais graves aconteceram dentro de casa.  

O crime de violência física ficou em aproximadamente seis por cento maior em relação a 2019.  

Já o crime de violência sexual chegou a quase 10 por cento a mais.

O número de estelionato apresentou aumento de 67 por cento: o maior valor da série histórica. 

Já os estelionatos pela internet passaram de 339 casos em julho de 2019, para 1.616 em julho de 2020 - valor quase cinco vezes maior, de acordo com o Instituto de Segurança Pública do Rio.

Edition: Ana Pimenta

Últimas notícias
Justice

AGU pede apuração de posts com divulgação de decisões de Moraes

A Advocacia-Geral da União solicitou ao Supremo Tribunal Federal a abertura de investigação sobre a divulgação de decisões judiciais determinadas pelo ministro Alexandre de Moraes para retirar conteúdos considerados ilegais, postados por usuários da rede social X, antigo Twitter.

Baixar arquivo
General

Moraes autoriza PF aprofundar investigação sobre vacina de Bolsonaro

A Polícia Federal deverá esclarecer se Bolsonaro apresentou um cartão de vacinação falsificado ao entrar nos Estados Unidos, no final de 2022; e permanecer no país nos primeiros meses de 2023.

Baixar arquivo
Economy

INSS começa a pagar primeira parcela do décimo terceiro

Para quem recebe até um salário mínimo, os depósitos serão feitos até o dia 8 de maio. Já os segurados com renda mensal acima do piso nacional terão os pagamentos creditados a partir de 2 de maio. 

Baixar arquivo
General

Estudo revela que Bolsa Família reduz pobreza na primeira infância

O levantamento, que teve como base as informações do Cadastro Único, mostra que o Bolsa Família reduziu a pobreza na primeira infância de 81% para 6,7%.

Baixar arquivo
Sports

Confira resultados dos jogos de terça e próximas partidas de futebol

Pela Copa Sul-Americana, dois brasileiros em campo, o Athletico Paranaense visita o Danúbio no Uruguai. E o Bragantino recebe o Sportivo Luqueño, do Paraguai, em Bragança Paulista.

Baixar arquivo