Mesários começam a ser convocados para trabalhar nas eleições

Essa nomeação é feita pelo juiz eleitoral do município

Published on 18/08/2020 - 10:37 By Priscilla Mazenotti - Brasília

Os mesários que vão trabalhar nas eleições municipais deste ano – seja para receber os votos ou as justificativas - já estão começando a ser convocados. O prazo começou nesta terça-feira e vai até setembro, dia 16. Essa nomeação é feita pelo juiz eleitoral do município.

Os locais de funcionamento das mesas receptoras, que é a composição da mesa que fica na sessão no dia da votação - também serão divulgados até setembro. Ela é composta por um presidente, dois mesários e um secretário.

Lembrando que todo eleitor que tem mais de 18 anos e está em dia com a Justiça Eleitoral pode ser convocado para trabalhar na votação. Com exceção dos candidatos e dos parentes deles até o segundo grau e por afinidade.

Também não podem ser convocados aqueles que ocupam funções executivas em partidos políticos, além de policiais, funcionários com cargo de confiança no Executivo e as pessoas que trabalham no próprio serviço eleitoral.

O trabalho não é remunerado, mas a pessoa recebe auxílio-alimentação e dois dias de folga no trabalho. Ter sido mesário também pode ser critério de desempate em concursos públicos, se o edital prever essa possibilidade.

O Tribunal Superior Eleitoral tem um programa de Mesário Voluntário para aqueles que querem trabalhar nesses dias. Aqueles que tiverem interesse podem se inscrever no portal das eleições municipais 2020.

Edition: Sâmia Mendes

Últimas notícias
Economy

Reforma tributária: Haddad leva texto da regulamentação ao Congresso

O documento tem mais de 300 páginas e 500 artigos com as regras do novo sistema de cobrança de impostos. Ele substitui cinco impostos por dois, um federal e um para estados e municípios.

Baixar arquivo
Politics

Congresso Nacional adia análise de vetos presidenciais

A ideia é dar mais tempo para os líderes do governo e da oposição entrarem em acordo para a votação.

Baixar arquivo
International

Presidente de Portugal reconhece culpa pela escravidão no Brasil

O presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, admitiu que seu país tem responsabilidade pelos crimes da era colonial, como tráfico de pessoas na África, massacres de indígenas e saques de bens.

Baixar arquivo
General

Preso, Chiquinho Brazão fala no Conselho de Ética da Câmara por vídeo

Brazão, acusado de ser um dos mandantes do assassinato da vereadora Marielle Franco, está preso há um mês e é alvo de pedido de cassação apresentado pelo PSOL.

Baixar arquivo
Segurança

CCJ da Câmara aprova lei que permite aos estados decidirem sobre armas

Pelo projeto de lei, os estados poderiam decidir sobre a posse e o porte de armas. Parlamentares favoráveis à proposta acreditam que diferenças estaduais precisam ser respeitadas. Já os contrários, afirmam que regras sobre armas devem ser definidas por uma lei nacional. Base do governo aponta inconstitucionalidade da medida.

Baixar arquivo
Sports

Libertadores: Flamengo e Palmeiras terão duelo contra altitude

Nesta quarta-feira (24), Flamengo vai a La Paz, na Bolívia, para enfrentar o Bolívar. E Palmeiras vai a Quito, no Equador, para encarar Independiente del Valle. 

Baixar arquivo